terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Sistel: Divulgado informe sobre deliberações do Conselho Deliberativo da Sistel tomadas em 13/12/2013. Só notícias ruins!

Destaques da 158ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da SISTEL, do dia 13 de dezembro de 2013, como segue:
  •         Auditoria Interna

1)     Andamento dos trabalhos
        NOTA: A matéria foi apresentada pela Gerente de Auditoria Interna da Sistel; 

  •       De natureza Deliberativa   

1)     Ata da 157ª Redel de 25/10/2013;
        NOTA: Houve a leitura  e aprovação da Ata da referida REDEL.

2)     Revisão de Regulamento Eleitoral;

        NOTA: A proposta do novo Regulamento Eleitoral (2015), foi apresentado pelo presidente da Sistel, sendo a matéria deliberada e aprovada, com votos contrários de 03 Conselheiros (eleitos), (Ezequias, Cleomar e Alexandre), conforme Manifestação de VOTO, em anexo.
    A nova proposta do Regulamento, contou com voto favorável por parte de 01 Conselheiro (eleito), (Ítalo).
  O novo Regulamento será encaminhado posteriormente, logo que a Sistel disponibilizá-lo.

3) Orçamento de Despesas Administrativas e Políticas de Investimentos para os Planos (exercício 2014) ;

        NOTA: Após a apresentação da matéria, por parte do Diretor de Investimento da Sistel, a matéria foi aprovada por maioria, com manifestação de voto contrário de 03 Conselheiros, (Ezequias, Alexandre e Cleomar), com relação a contratação de mais um Diretor, bem como aos acréscimos de despesas para viabilizar a nova estrutura organizacional;

4)     Reavaliação da Carteira Imobiliária do PBS-A ;

        NOTA: Após a apresentação da matéria, por parte do Diretor de Investimento da Sistel,  a matéria foi aprovada por unanimidade dos Conselheiros;

5)     Calendário de Reuniões REDEL para 2014;

        NOTA: Após a apresentação da matéria, por parte do Presidente da Sistel,  o referido Calendário foi aprovado, como segue:
Reuniões REDEL - Sistel  -  Ano 2014:
Datas:  28/02/2014;  04/04/2014;  30/05/2014; 01/08/2014;  24/10/2014 e  12/12/2014
    

  •          De Natureza Informativa

6)     Reajuste de Contribuição do PAMA-PCE.

       NOTA: O assunto foi apresentado pelo  Presidente da Sistel. Por questão   regimental, a aplicação de reajuste anual de Contribuição do PAMA-PCE, está a cargo  e responsabilidade da diretoria executiva da Fundação. O reajuste ficou em torno de 32%, não necessitando de deliberação por parte do Conselho Deliberativo. Tal reajuste sinaliza que o nível de realização de despesas médicas do PAMA-PCE, tem se mostrado bastante elevado. Esse Plano de Saúde, como já é de conhecimento de muitos assistidos, já está apresentando déficit, cuja solução desse gravíssimo problema diz respeito a todos os envolvidos, ou seja, assistidos e patrocinadoras.

7)     Situação atual do Plano de Adequação da Concessão de Benefícios;
     
      NOTA: O assunto foi apresentado pelo  Presidente da Sistel. Devemos apurar junto à diretoria da Fundação os detalhes que se fazem necessários, para que possamos melhor informar aos assistidos e Associações interessadas no assunto, quanto ao nível de redução de benefícios e sua adequação regulamentar e legal;

8)     Desempenho de Planos Sistel nov 2013;
        
       NOTA: O assunto foi apresentado pelo  Presidente da Sistel.

9)     Nova Estrutura Organizacional;
     
      NOTA: O assunto foi apresentado pelo  Presidente da Sistel. A matéria teve alguns apartes dos 03 conselheiros (eleitos), que não concordaram com o aumento da estrutura organizacional da Sistel, ressaltando que, antes de se gastar com as atividades meios, a Fundação deveria focar as iniciativas, primeiramente, na melhoria do atendimento do PAMA e seu PCE, que se encontra em níveis de reclamações bastante elevados, por parte do assistidos e seus familiares.
Fonte: Conselheiro eleito Ezequias Ferreira (17/12/2013)

Esclarecimentos e justificativas do Conselheiro eleito Ítalo Greggio sobre as NOTAS acima:


"A posição da ASTEL-ESP em relação ao novo regulamento eleitoral vem de encontro a uma das mais almejadas reformas que o código eleitoral brasileiro requer, ou seja o voto distrital....
O voto distrital além de corrigir distorções obriga eleitos e eleitores a um diálogo constante, além do que é muito mais democrático pois possibilita a candidatura independente de qualquer assistido, coisa que seria impossível pelo sistema de chapas. Este voto tem portanto embasamento ideológico e não fisiológico.
Permita-me discordar do Sr. Ezequias que afirma que foram votadas 2 propostas de mudança de regulamento eleitoral, a bem da verdade foram 3 :
1-) A rejeição da proposta de mudança que teve três votos;
2-) A aprovação da proposta original que não obteve nenhum voto;
3-) A proposta com mudança no seu art. 17 que permitia que o eleitor votasse em candidatos fora do seu distrito eleitoral, prevalecendo o voto em candidatos apenas do seu distrito eleitoral, foi a proposta vencedora.
Quanto a aprovação de uma nova diretoria de saúde, nós da ASTEL-ESP que temos problemas cada vez maiores nesta área apoiamos sim a criação da nova diretoria, pois entendemos que este é uma assunto crítico e que demanda cada vez mais cuidados, talvez isto não seja sentido em lugares onde não exista esta demanda por motivos diversos : falta de interesse, proximidade com a sede da SISTEL para onde os problemas são levados ou mesmo falta de costume dos associados em procurarem as associações para resolução de problemas deste tipo.
É bom que se ressalte que em S. Paulo, e consequentemente no interior, as queixas e problemas que são levados à ASTEL-ESP são quase na sua totalidade relacionados com o PAMA e PCE (mais que 90%).
Isto posto a ASTEL-ESP apoiou sim a criação desta nova diretoria entendendo que o custo benefício seriam amplamente favorável aos assistidos."

Nota da Redação: Resumidamente, foi decidido (nota revisada em 20/12/2013)

  • Mudança no regulamento eleitoral para 2015, com  fim das chapas nacionais com 4 candidatos (no CD) e eleições distritais de um conselheiro em 4 regiões;
  • Criação de uma nova Diretoria de Saúde da Sistel e de um Superintendente. Os devidos gastos apresentados foram rejeitados e serão refeitos;
  • Plano de saúde PAMA-PCE em déficit e terá cobertura dos assistidos. O reajuste anual da contribuição dos assistidos será de 32%;
  • O desempenho em nov/13 dos planos previdenciários da Sistel voltaram a ficar deficitários;
  • Auditorias encontraram erros (a maior e a menor) na concessão de alguns benefícios recebidos desde 2008. Sistel os corrigirá a partir de dez/13 e cobrará retroativos de forma facilitada.

25 comentários:

  1. Eis aí o Cavalo de Tróia trotando celeremente rumo ao Olimpo.

    ResponderExcluir
  2. E Conselheiro Ítalo meus parabéns pela sua luta. Estamos muito bem representados pelo senhor.Saudades do Sebastião Tavares!!

    ResponderExcluir
  3. Brincadeira , nós estamos muito bem. Da vontade de chorar ao ver a postura deste conselheiro que tanto meteu o pau no Sebastião , e agora age igual ou pior . Estamos mal mesmo!!

    ResponderExcluir
  4. É BOM QUE SE DESTAQUE QUE FOI APROVADA A ESTRUTURA E NÃO OS GASTOS QUE FORAM REJEITADOS POR TODOS OS CONSELHEIROS INCLUSIVE POR MIM.
    AO CONTRÁRIO DOS AUTORES DOS OUTROS TRÊS COMENTÁRIOS ACIMA EU ASSINO E ME IDENTIFICO, MAS ENTENDO QUE PARA ISTO É NECESSÁRIO TER CORAGEM !!!
    ITALO J P GREGGIO

    ResponderExcluir
  5. Ao aprovar a estrutura vcs achavam que os novos contratados trabalhariam de graça ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe sem estrutura alguma se resolva o problema, não é mesmo ?
      A estrutura mal feita leva a prejuízos enormes, haja vista o que ocorreu como pagamento a maior/menor que a SISTEL fez nos últimos 5 anos e que trouxe um prejuízo de quase 15 milhões de reais, isto por se seguir o raciocínio de ter uma estrutura mambembe.
      Italo J P Greggio

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  7. Gostaria de maiores esclarecimento sobre o PCE, visto que fiz a adesão em 2004 do PAMA para o PCE e de acordo com o Regulamento Interno do PCE não posso ATRASAR nem um minuto a minha mensalidade e Co-participação do mesmo, sob pena de suspensão e cancelamento, como tenho problema de saúde e preciso constantemente, deixo até de comer, mas, nunca atrasei o Plano de Saúde PCE.
    Se por acaso o PCE chegar a falir, como sugere a matéria, quem pagará o ônus?????
    NÓS OS ASSISTIDOS, a Sistel ou as Patrocinadoras???????????
    TOMAZ DANTAS
    NATAL/RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já falamos e divulgamos se nada for feito quem será o maior prejudicado, sem dúvida, será o assistido, que terá que entrar na justiça contra as patrocinadoras (para que cumpram o regulamento do PBS-A - art. 77) e, quem sabe, depois de quinze anos, na melhor das hipóteses, saia uma sentença favorável...
      Acredite Tomaz, que existem pessoas que são contra fazer qualquer coisa, existe uma proposta do uso de parte do superávit para sanar o problema, mas há muitas resistências.
      A ASTEL-ESP já ganhou em 2.a instância no tribunal de S. Paulo (além de aproximadamente 100 individuais na Justiça do trabalho, a maioria com êxito), ação que trata do mesmo tema, mas só abrange os associados da ASTEL.
      Qualquer dúvida, por favor nos procure.
      Italo J P Greggio

      Excluir
  8. A SISTEL ESTÁ TOMANDO RUMOS DIFERENTES DAQUELES A QUE FOI FORMADA.
    PARECE QUE HOJE TEMOS INFILTRADOS NA SISTEL UM BANDO DE
    "COLARINHOS BRANCOS" QUE ESTÃO CADA MAIS DEIXANDO OS ASSOCIADOS NA MÃO.
    OU NÓS TOMAMOS UMA PROVIDENCIA ENÉRGICA E URGENTE
    OU ELES VÃO ACABAR COM A SISTEL
    COMO JÁ ACONTECEU COM MUITOS OUTROS FUNDOS DE PENSÃO.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  10. Parabéns ao blog por retirar a baixaria que postaram aqui.Chegar ao ponto de agressões a que chegaram e um absurdo .E aqui e um lugar para trocarmos ideias e compartilharmos as notícias . E no meu ver estes senhores não deveriam sequer participar desse fórum .Aconselho ao colega a não postar nada destes senhores em respeito aos seus leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força, Sergio Araújo. Normalmente alguns de nossos colegas, felizmente a minoria, aproveitam-se do anonimato para baixar o nível do diálogo e ofender outros colegas, sabendo que não podem ser identificados pelo administrador do blog.
      Mas que fique bem claro a estes incautos, quem se sentir ofendido ou prejudicado por ofensas morais pode perfeitamente e legalmente abrir um processo junto a Google do Brasil, proprietária da ferramenta Blogger utilizada neste blog, e exigir a identificação do IP deste estouvado, identificando-o e então abrir um processo judicial contra este ex anônimo.
      Por este motivo, toda a cautela e respeito é recomendada ao redigir-se um comentário anônimo, neste e em qualquer blog ou site da internet.
      Como administrador, só me resta o trabalho de excluir estes comentários maldosos do blog, em nome da boa convivência entre nós leitores.
      Lembro ainda que a exclusão destes comentários de baixo nível não os deleta definitivamente dos servidores do Blogger, mas apenas tornam-se invisíveis aos leitores, justamente para que possam ser utilizados futuramente para preservar a honra dos possíveis atingidos.
      É o máximo que posso fazer como administrador deste blog, por enquanto.
      Abraços, Joseph Haim - Administrador e redator do Blog Aposentelecom

      Excluir
  11. Que fique claro que 3 conselheiros eleitos representantes dos aposentados não aprovaram o aumento da estrutura proposta (mais um Diretor e um Gerente). E não aprovamos justamente pensando em não aumentar as despesas da Fundação. Os 8 Conselheiros indicados pelas patrocinadoras votaram a favor. Claro, o dinheiro não é deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez venho defender a posição da ASTEL-ESP. Vejamos os fatos :
      a-) Existem mais de trinta cinco mil pessoas (assistidos e dependentes) inscritos nos planos de saúde e cerca de 6 pessoas para cuidar deles e das operadoras de saúde, dando portanto cerca de 5800 usuários para cada funcionário da SISTEL encarregado do assunto;
      b-) Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o atendimento da SISTEL em relação ao PAMA e PCE é caótico, de tal forma que, dos problemas que chegam na ASTEL-ESP, 93% são relacionados com os planos de saúde.
      c-) Todo usuário que teve que lançar mão de informações do Call Center sabe do que estamos falando, houve casos aqui que a pessoa estava internada e por erro de informação o seu plano foi cancelado !!!!
      d-) Existem economias que saem caro para a SISTEL e consequentemente para todos nós, como por exemplo a atuação "econômica" do Sr. Cláudio Munhoz com as concessões a maior e a menor feitas na folha de pagamento que causou um prejuízo de aproximadamente quinze milhões de reais, o que daria para melhorar o PAMA substancialmente !!!
      Por último toda esta discussão é estéril pois os custos não foram aprovados !!!!!!
      Italo J P Greggio

      Excluir
    2. Cleomar,
      Seria bom que vc relesse a ata da REDEL (23/08/2013) que aprovou a nova diretoria. Segundo ela houve três abstenções e nove votos favoráveis, e ao contrário do que vc afirma, nenhum contrário. Vc pode escolher ou se absteve ou aprovou.
      Italo J P Greggio

      Excluir
    3. O que mais me deixa perplexo, e ver uma explicação dessas. Como o sr. Quer nos convencer que está a favor da nova estrutura , mas não concorda com os gastos? Sinceramente sr.conselheiro eu achei que o sr seria o mais aguerrido contra as patrocinadoras. Com toda franqueza não esperava certas ações part

      Excluir
    4. Partindo justamente do sr

      Excluir
    5. Sr. Paulo,
      O que o deixa mais perplexo ? Nós explicarmos os motivos pelos quais aprovamos a nova estrutura e depois reprovarmos os gastos, FALANDO A VERDADE DESDE O COMEÇO ? ? Ou dizer que havia votado contra a nova estrutura, quando na realidade lavou as mãos como o Conselheiro Cleomar ?
      Eu é que fico perplexo pela falta de lógica do seu raciocínio :
      1-) O que a SISTEL gastou com esta nova estrutura ?
      2-) O que as patrocinadoras ganhariam com a nova estrutura ?
      3-) O Sr. está satisfeito com o atendimento dos planos de saúde ?
      Quanto a combatividade gostaria de saber o que foi feito pelas outra associações, exceto a ASTEL-ESP, nos casos :
      1-) Revisão dos Benefícios;
      2-) PAMA;
      3-) Devolução do dinheiro levado do PBS-A por ocasião da segregação dos planos;
      4-) Distribuição do superávit.
      Nós de S. Paulo podemos dizer : todos estes assuntos são alvo de AÇÕES NA JUSTIÇA POR PARTE DA ASTEL DE S. PAULO, e os outros, Sr. Paulo ? O Sr. pode dizer alguma coisa ? Ou mais uma vez não vamos obter resposta ?
      Italo J P Greggio

      Excluir
    6. Certamente o plano de saúde vai melhorar e muito com uma nova diretoria!! Vamos pagar para ver, enquanto isso vamos assistir a briga entre os conselheiros. Será que já vimos esse filme???????

      Excluir
  12. A bem da verdade a informação de que na última reunião do Conselho Deliberativo da SISTEL ficou decidido que déficit do PAMA e do PCE seria coberto pelos assistidos e patrocinadoras, não está correta, pois em momento algum as patrocinadoras sequer pensaram nesta hipótese.
    O custo do déficit, como sempre, ficará com os assistidos, infelizmente.
    Italo J P Greggio

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Cleomar , não somos a maioria mas foi por confiar em vocês que os elegemos.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".