sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Desaposentação: O direito de reaposentar-se está em jogo

A desaposentação, também  conhecida por  reaposentação, é um instrumento jurídico que permite ao aposentado que continua trabalhando e contribuindo com INSS, o direito de renunciar ao benefício que possui e requerer um novo e mais vantajoso benefício em valor maior que o anterior.Para se reaposentar, o segurado precisa renunciar à atual aposentadoria, e assim adquirir o direito de aposentar-se novamente, recalculando assim o novo valor o benefício que vai receber, somando o período em que continuou contribuindo para a Previdência após ter requerido o benefício inicial. 
A desaposentação é interessante para aqueles que se aposentaram, mas continuaram a trabalhar realizando ainda suas contribuições frente ao INSS, independentemente de a aposentadoria ter sido pelo regime geral de previdência social ou pelo regime próprio de servidor público, sendo importante informar que somente valerá a pena lançar mão deste instituto quando de fato houver vantagem econômica para o segurado, com um aumento da sua renda mensal. Este benefício só pode ser aumentado até o limite do benefício pago pela Previdência Social, que hoje está em R$ 4.159,00, e todas as regras previdenciárias devem ser observada de forma individual. 
O INSS não aceita este procedimento  de maneira administrativa, hoje. O caso tem sido tratado exclusivamente na esfera judicial e não traz risco para o aposentado, pois este continua a receber o seu benefício normalmente, ou seja, perder a aposentadoria é impossível; razão esta por que existem atualmente em todo país cerca de 70 mil ações na justiça com o tema “desaposentação”. 
Em dezembro de 2011, tal fato ocasionou o reconhecimento dos ministros do Supremo Tribunal Federal ,  no sentido de que a desaposentação é questão de interesse publico e causa de Repercussão Geral (RE 381.367 e RE 661.256RG/DF), o que indica que a decisão que tomarão a respeito posteriormente vai valer para todas as ações, em todas as instâncias do Judiciário. 
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já decidiu a questão em favor do aposentado, afirmando que a desaposentação, apesar de ser um tema ainda não pacificado, tem se mostrado não só pelo posicionamento do próprio STJ mas também da maioria das boas decisões judiciais, como ação possível e justa, já que os aposentados que continuam a contribuir merecem ter seu benefício majorado, aproveitando-se das novas contribuições feitas à Previdência. 
Porém, o Supremo Tribunal Federal (STF), que é a mais alta corte de Justiça do nosso país, ainda não decidiu a respeito, e o aposentado vem aguardando esta decisão definitiva ansiosamente, lutando cada um em seu processo individual. 
Por esse motivo, pode-se afirmar que a desaposentação é um tema que merece respeito e conhecimento do STF e que ao longo do tempo foi se construindo doutrinariamente e jurisprudencialmente, sendo que não foi retirado dos textos legais, já que não há vedação deste instituto na Constituição federal de 1988 ou na legislação específica da Previdência Social e tende a ser fortemente considerada e acatada pelo STF de forma que os aposentados possam fazer jus e ter o merecimento de suas contribuições ao longo se sua vida. 
Fonte: Jornal do Brasil (21/02/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".