quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Plano PAMA: A questão sobre duração exata do plano assistencial da Sistel não é a que importa, mas sim a apresentação de soluções a problemas conjugados

A questão sobre a possível longevidade do Plano Assistencial PAMA da Sistel, se mais dois, quatro ou dez anos, passou a ser irrelevante, mas foi muito importante por ter despertado nas duas maiores Associações de nosso meio, e agora também, tardiamente, nas demais Associações e Fenapas, o alerta de que os números (balanços) de cada plano devem ser constantemente e rigorosamente acompanhados, alem da necessidade de criação de mecanismos de alerta quando esses números atingirem limiares de perigo, como é o caso.
Constatou-se também nesta questão a fragilidade com que os assistidos estão acometidos, sem uma entidade própria de fiscalização e proteção de nosso patrimônio acumulado por anos nos diversos planos e que nos represente junto a Sistel. Este papel não deveria ser exercido pelos Conselheiros Fiscais e Deliberativos que elegemos, mesmo sabendo que ainda somos minoria nestes círculos? 
Uma outra constatação tirada deste episódio, foi a inflexibilidade de alguns dirigentes de Associações e da Fenapas, focados insistentemente em um único assunto, resultado e plano (superávit do PBS-A), que nunca se resolve, esquecendo-se que existem outros planos na Sistel que também apresentam problemas sérios de déficit, alem da constante falta de informação dirigida aos assistidos, tanto por parte da Sistel, como de nossos representantes.
Há meses este Blog vem anunciando que o PAMA pode se tornar insustentável, que planos previdenciários da Sistel entraram em déficit, que o superavit do PBS-A está minguando e poderá não ser distribuído em futuro próximo, que existe uma proposta de solução conjugada entre a distribuição deste superávit e os altos custos e prejuízos do PAMA, mas poucas atitudes foram tomadas ou anunciadas para tentar soluciona-las, sendo que alguns dirigentes preferem dar prioridade a vaidades pessoais e insistem em uma solução única.
Novamente, o momento não é de buscar culpados, mas de tentar solucionar os impasses, cedendo de um lado para ganhar de outro. O ganha-ganha não é mais factível nos dias de hoje e somente a união de todas as forças representativa dos participantes com propostas inovadoras no sentido de nos proteger é que poderá trazer uma luz no final deste profundo túnel da qual estamos atravessando.

9 comentários:

  1. SUGIRO, 'ANONIMAMENTE', QUE OS APOSENTADOS SE UNAM E CONTRATEM UMA AUDITORIA INDEPENDENTE PARA VER O QUE REALMENTE ACONTECE NA SISTEL. Onde será que está indo a grana do Fundo?

    ResponderExcluir
  2. Sr. Joseph Haim:

    Ja não se fazem Conselheiros ou Dirigentes como dantes.

    ResponderExcluir
  3. Este Cara gosta de fazer marola, não é Assistido do PBS-A, não tem o PAMA e fica fazendo terror e acusações, ao estilo do Italo, acho que os dois jogam combinados. O PAMA pode ter problemas mas os cálculos do Ítalo são fajutos!
    Claro que a duração do PLANO interessa! O Plano tem que durar até a última pensionista dos PBS falecer!
    O Ítalo não tem procuração do Rio de Janeiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que vc é um desses que foi acometido pela vaidade pessoal, só que anônima.

      Excluir
  4. NÃO EXISTE VAIDADE PESSOAL ANONIMA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é o protótipo do cara egoísta, egocêntrico, que vai contra qualquer sugestão que não seja a sua, mesmo que seja de interesse comum, em nome de sua vaidade, alem de ser covarde, por esconder-se no anonimato.
      Porque o medo de aparecer em assunto tão aberto e público?
      Vc tem algum cargo remunerado da Sistel e tem medo de perde-lo?
      Vc tem medo de não ser reeleito?
      Ou vc. tem medo de represaria de minha parte?
      Qual o mal de um assistido da Sistel, que não é do PBS-A e do PAMA, alertar seus colegas da eminencia de um perigo?
      Onde está o terrorismo quando se aponta que um plano vai mal e posteriormente Associações concordam com este fato?
      Seria melhor ficar calado ou criticar comodamente escondido no anonimato?
      Sou, e este Blog é, independente e não compactuo com ninguém, nem mesmo com a Associação da qual dirijo em colegiado, exceto com os assistidos que querem ser informados.
      Esconder a realidade é sempre mais confortável para aqueles que só querem se beneficiar por intermédio desta massa atingida.
      Não faço marola, faço onda mesmo, daquelas que respinga, molha e até dá caldo em quem não sabe nadar, ou melhor, em quem não sabe de nada.
      Coloque-se no seu lugar, cresça e apareça!

      Excluir
    2. Vocês querem mostrar o que com tudo isso? Percebe-se que estes debates só ficam entre o Sr Ítalo e sr anônimo . Acho que vcs deveriam parar com tudo isso,pois já está ficando cansativo essa pendência de vcs. Nos queremos e soluções e debates de níveis mais elevados. Por favor sr Joseph não entre no nível desses senhores, só vai desgastar o seu blog que e muito bom e informativo. Não de mais ibope a estes dois não .

      Excluir
    3. Prezado Sergio,
      Acho que vc está sendo extremamente injusto, pois não houve uma só ocasião em que ataquei alguém, sempre fui atacado e de maneira vil, o que fiz foi responder a estes ataques. Nós temos posição sobre o problema do PAMA e propostas. Os anônimos, acobertados pelo anonimato dizem injúrias, inverdades e etc. Repare bem que neste debate em particular, meu nome veio à baila através de vc. Não participei de nada, no entanto vc me citou.
      Italo J P Greggio

      Excluir
  5. Quero deixar aqui meu APOIO ao amigo Joseph Haim, pois seu Blog APOSENTELECOM, só nos ajuda nas lutas dos aposentados em Telecomunicações do Brasil.
    Durante 22 anos contribui para a SISTEL e hoje por força de uma Lei injusta LC 109/2001 sou da Fundação Atlântico.
    TOMAZ DANTAS
    NATAL-RN

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".