domingo, 16 de fevereiro de 2014

Superavit PBS-A: Conselheiro eleito da Sistel divulga o pseudo andamento do processo de distribuição do superavit

"NOTÍCIAS DO SUPERÁVIT

Com o intuito de prestar esclarecimentos aos interessados e relembrar as informações até agora prestadas, fiz um resumo da situação do superávit do plano PBS-A, conforme a seguir:

1.       A primeira etapa do processo de destinação do superávit é a aprovação pelo Conselho Deliberativo da Fundação Sistel.

O CD da Sistel já o aprovou destinando 50% do montante para as Patrocinadoras e 50% para os Assistidos. Os oito Conselheiros que representam as Patrocinadoras votaram a favor dos 50% para as Patrocinadoras e 50% para os aposentados. Os quatro Conselheiros representantes dos Aposentados votaram a favor da distribuição, mas contra os 50%/50%, pois a legislação, na época em que nos aposentamos, determina que temos direito ao total do superávit.

No regulamento proposto pela Sistel foi observado que a participação contributiva do PBS-A por parte do Sistema TELEBRÁS, era de 68,2%. No terceiro item deste documento veremos que isto criou um impasse para a aprovação;

2.       A segunda etapa do processo é a aprovação do Regulamento onde consta o procedimento da distribuição, pelas Patrocinadoras. Oi, Telefônica, Vivo, Tim, etc, que nunca contribuíram em nada, aprovaram, tentando abocanhar metade de todo o superávit. O processo então foi encaminhado à TELEBRÁS, empresa estatal, para que esta também o aprovasse;
3.        Encaminhado o processo à TELEBRÁS, esta se pronunciou afirmando que sua participação no processo de distribuição era aquela mencionada pela Sistel, ou seja, 68,2% e o restante (32,8%) para os Assistidos e, portanto, ZERO para as demais Patrocinadoras. A Sistel acabou criando um problema que travou a aprovação pela PREVIC, que é a terceira e última etapa para que haja a liberação. A colocação dos 68,2% para a TELEBRÁS foi uma estratégia da Sistel para intimidar os aposentados. Este absurdo travou o processo. Em legislação nenhuma existe justificativa para este percentual.

4.       A FENAPAS, juntamente com as Associações Estaduais de Aposentados e Conselheiros Eleitos, está tomando as medidas necessárias para que o DIREITO ADQUIRIDO seja preservado e que o Artigo 46 da Lei 6435/1977 seja aplicado, destinando todo o valor do superávit para os Assistidos do PBS-A.

Cleomar Gaspar"

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".