segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

TIC: Mais uma empresa de alta tecnologia nasce do CPqD

Resultado de parceria com a norte-americana GigOptix, a BrPhtonics vai atuar na área de componentes fotônicos para sistemas ópticos de alta velocidade

A família CpqD, que já contava com um conjunto de seis empresas, amplia seu ecossistema com mais uma empresa de alta tecnologia. Trata-se da BrPhotonics, uma joint venture com a norte-americana GigOptix, que vai desenvolver e comercializar componentes fotônicos para sistemas de comunicação óptica de alta velocidade -- acima de 100 Gbits por segundo. Com sede em Campinas (SP), a nova empresa receberá a tecnologia já desenvolvida nessa área tanto pelo CPqD como pela GigOptix, Inc., uma das principais fornecedoras de componentes semicondutores avançados de alta velocidade para uso em cloud computing e conectividade de data centers, eletrônicos de consumo e aplicações interativas, por meio de redes de comunicação óptica e sem fio.

A GigOptix vai transferir para o Brasil sua tecnologia Thin Film Polymer on Silicon (TFPS) - ou filme fino de polímero sobre sílicio -, bem como a linha de produção hoje instalada em Bothell, Washington. Já o CPqD transferirá para a BrPhotonics sua tecnologia de fotônica em silício (Silicon Photonics, ou SiPh), sua experiência em encapsulamento óptico e, ainda, recursos de projeto e testes nessa área. Além disso, fornecerá o espaço - dentro do Pólis de Tecnologia - para a instalação da nova empresa.
A composição acionária da BrPhotonics está dividida entre o CPqD (51%) e a GigOptix (49%). A empresa norte-americana atuará como agente de marketing e distribuidora exclusiva dos produtos da BrPhotonics no mercado global, com exceção do Brasil, onde as vendas serão realizadas diretamente pela joint venture.

“Estamos orgulhosos em anunciar a criação da BrPhotonics como um passo estratégico para a evolução e crescimento do ecossistema de empresas de tecnologia fotônica no Brasil”, afirma Hélio Graciosa, presidente do CPqD. “Por meio dessa nova empresa, teremos a oportunidade de levar ao mercado o que há de mais avançado em tecnologia fotônica integrada, que vem sendo desenvolvida no CPqD nos últimos anos, com o apoio do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, da Finep e do BNDES”, acrescenta Graciosa. “Esta parceria permitirá levar ao mercado mundial, de forma mais rápida e eficiente, produtos baseados nas tecnologias desenvolvidas pela GigOptix e pelo CPqD”, enfatiza Avi Katz, CEO da GigOptix.
Fonte: Assessoria de Imprensa do CPqD (13/02/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".