segunda-feira, 24 de março de 2014

Plano PAMA: Proposta para incrementar as reservas do plano assistencial da Sistel com o superavit do plano PBS-A deve levar em conta situações especiais de assistidos

Após a divulgação de uma das propostas existentes (ASTEL-SP), de transferir os recursos dos superavits (ou parte deles) do plano PBS-A para cobrir as reservas necessárias do plano PAMA, ambos planos pertencentes a Sistel, este Blog passou a receber vários questionamentos de assistidos do plano PBS-A, principalmente de Campinas, que não pertencem mais ao plano PAMA, ou porque desistiram por livre iniciativa ou porque foram excluídos do plano assistencial. 
Questionam se deixarão de receber sua parte a que têm direito do superávit do PBS-A em favor de um plano da qual não pertencem mais.
Ao mesmo tempo, há outra situação mais complicada ainda, que é a existência de muitos assistidos, atualmente alocados em outros planos previdenciários (Fundação Atlântico, por exemplo), que não pertencem mais a Sistel e que seguiram no plano assistencial PAMA da Sistel, por força de sua migração compulsória de plano previdenciário e de fundo de pensão, quando da criação das Fundações Atlântico, Visão e da Brasil Telecom ao se desligarem da Sistel. Estes assistidos destas Fundações seriam beneficiados com recursos do superávit do PBS-A da Sistel, plano e entidade da qual não pertencem mais?
Naturalmente, estas questões deverão ser consideradas por todas as partes, quando da formulação de uma proposta de acordo.

Mais uma vez fica provado a importância e necessidade da divulgação das propostas em estudo aos interessados diretos no assunto, assim como a ASTEL acaba de fazer, para que a discussão não fique restrita a um ciclo fechado de dirigentes, sob a repetitiva tarja de "confidencial" e "não divulgar".
Quanto mais participantes bem informados e engajados, melhor para todos.

Importante também lembrar que toda essa discussão em curso, sobre a questão da projeção da falta de recursos no PAMA, foi de iniciativa deste Blog, em meados de 2013, e que somente com a informação divulgada em todos os níveis é que se consegue negociar e chegar a um bom acordo, principalmente quando se tem de um lado da mesa representantes de uma massa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".