quarta-feira, 16 de abril de 2014

TIC: CPqD ganha patente internacional por sistema antifraude

Está é a primeira patente do ano. No total, o CPqD tem um acervo de 422 pedidos de patentes depositados e 1.043 registros de software.

O método de gestão integrada de fraudes e eventos de segurança desenvolvido pelo CPqD acaba de receber uma patente internacional, concedida pela agência federal norte-americana United States Patent and Trademark Office. Com vigência até 2031, a patente contempla dois tipos de sistemas: o gerenciamento de eventos de segurança em Tecnologia da Informação (IT Security) e a gestão da prevenção e detecção de fraudes.
“Essa conquista é muito importante, pois reforça o caráter inovador da nossa tecnologia nessa área”, afirma João Eduardo Ferreira Neto, gerente de Marketing de Produto e Inovação do CPqD e um dos criadores do método que recebeu a patente. “Além disso, coloca o CPqD em posição de igualdade com outros fornecedores internacionais de soluções para gestão de fraude”, acrescenta.

Baseada nesse método, a solução CPqD Antifraude, já implantada em diversas instituições financeiras e empresas no Brasil, permite monitorar e correlacionar, em tempo real, as transações realizadas por clientes, colaboradores e usuários por meio de diversos canais eletrônicos – internet, máquinas de autoatendimento (ATMs), terminais ponto de venda e dispositivos móveis, entre outros. Ao integrar a gestão de eventos de segurança à gestão de fraudes, a solução possibilita o combate de ações fraudulentas antes que elas aconteçam. Ao mesmo tempo, alimenta continuamente os sistemas de proteção com informações relevantes sobre eventos de segurança suspeitos, decorrentes de ataques maliciosos – o que aumenta a precisão desses sistemas.
Essa foi a primeira patente concedida ao CPqD em 2014. No Brasil, o CPqD é a instituição de pesquisa não acadêmica que mais deposita pedidos de registro de software no País e a segunda que mais requisita pedidos de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Em 2013, depositou 152 pedidos de registro de software e 40 pedidos de patentes. No total, o CPqD tem um acervo de 422 pedidos de patentes depositados e 1.043 registros de software.
Fonte: TeleSíntese (15/04/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".