terça-feira, 13 de maio de 2014

Fenapas: Federação das Associações de Aposentados em telecom fez Assembléia em Curitiba nos dias 7 e 8/maio

Astel-SP desfiliada da Fenapas, Superavit do PBS-A sem solução, Fenapas contrária a utilização do superavit no plano PAMA, próximo mandato de três anos, preocupação com as eleições aos conselhos da Sistel em 2015 e início da análise dos balanços da Sistel pelas Associações, foram os principais temas debatidos. 

Nenhuma manifestação quanto a proposta de democratização dos Conselhos da Sistel foi ventilada na reunião, demonstrando não ser esta a preocupação da Fenapas, das Associações filiadas e dos Conselheiros da Sistel presentes a Assembléia.

Atualmente somente a APOS (Campinas) e a Astel-SP não são filiadas a Fenapas. 
Vejam relato na íntegra da reunião, postado no site da AAPT (PB):

"Reunião da FENAPAS em Curitiba teve a presença da AAPT

Nos dias 07 e 8/5/2014, em Curitiba-PR, a AAPT foi convidada a participar das reuniões Ordinária e Extraordinária da FENAPAS. Representando a AAPT seguiu viagem o Presidente José Marinaldo Lula Leite. Conforme edital os assuntos discutidos foram:
A - Aprovação do Balanço de 2013:
B - Desfiliação da Astel-Esp;
C - Refiliação da Apas-RJ;
D - Adequação do Estatuto;
E - Situação do Superávit;
F - Situação do Pama-Pce;
G - Assuntos Gerais. 

Após rigorosa verificação nas contas do exercício 2013, o Conselho Fiscal através de ata recomendou a AGO aprovar o referido Balanço, o que foi atendido após apresentação e debates com Diretora Financeira, Sra. Lis Gabardi. Foi solicitado que as Receitas Futuras Ações sejam revertidas para Provisões e que as Despesas com viagem dos Diretores sejam abertas no próximo ano. 
Quanto à desfiliação da Astel-ESP, o Presidente Sr. Ítalo Portinari Greggio, através de ofício solicitou o desligamento da sua associação dos quadros da Fenapas. Os Delegados presentes a reunião, lamentaram o ocorrido e diante dos fatos relatados entre eles decisões pessoais como, por exemplo, o da criação de nova Diretoria na Sistel, fato que acarretará considerável acréscimo de despesas que serão suportadas com os recursos de nossos planos previdenciários e da mesma forma, na questão das alterações no Regimento eleitoral onde ficou viável a intenção da Sistel de reduzir a importância da Fenapas e das Associações nas próximas eleições. Diante desses e outros procedimentos, todos os delegados foram a favor do desligamento da ASTEL-ESP. 
A APAS-RJ anos atrás, quando a mesma era Presidida pelo Sr. Sebastião Tavares foi também desfiliada da Fenapas. Atualmente na Presidência do Sr. Carlos Alberto Burlamaqui a mesma retornou ao convívio da Fenapas o que agradou a todos os presentes. Unidos seremos mais fortes. 
No que se refere aos estatutos da FENAPAS, haverá modificação quanto à duração do mandato, passará de dois (2) para três (3) anos a partir da próxima eleição que será realizada em 2015, com direito a reeleição os componentes da chapa vitoriosa. 
O superávit está ainda em questão desde a colocação da Telebrás em anunciar que ela teria a participação de 68% e os assistidos 32%. Haverá uma reunião no final do mês (30-5-2014) da Telebrás com o Conselho Deliberativo da Sistel para definir sua posição.  A Fenapas está providenciando medidas que serão divulgadas após o resultado da reunião mencionada. 
Em se tratando de PAMAe PCE, a Fenapas é contrária a distribuição do Superávit para os referidos planos. Será enviado um oficio solicitando da Sistel os esclarecimentos devidamente comprovados dos aumentos nas contribuições do Pama e Pce. Saber a maneira que ocasionou o déficit de R$180 milhões a menor no plano de saúde.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTAR A FOTO
Finalmente os assuntos gerais, foram discutidos: 
1 - Nova reunião será marcada para discutir como proceder nas eleições da Sistel
2 - Eleições da Atlântico - A Previc está para dar parecer sobre eleições da Fundação Atlântico; 
3 - Solicitar da Sistel a abertura dos procedimentos contábeis do Pama e PCE. Cada associação formar um grupo para analisar os Balanços da Sistel. Em caso de dificuldade solicitar da Sistel os meios que faça com que as dificuldades sejam excluídas. Mandar as solicitações c/cópia a Previc; 
4 - Mudança da Sistel p/ o Rio de Janeiro – Qual a vantagem dessa mudança? 
5 - Os aposentados da Tim que estão filiados a ICATU, votar nos nomes indicados pela Fenapas para formação do Conselho Fiscal. A eleição será no próximo dia 16/5/2014 os npmes dos candidatos indicados pela Fenapas são: ALTEVIR e ROQUE. 
Em resumo foram esses itens que foram discutidos nas reuniões dos dias 7 e 8/5/2014. 
Jose Marinaldo Lula Leite 
Delegado da AAPT"

4 comentários:

  1. Não sou associado da APOS nem dá ASTEL-ESP, que eu saiba a minha associação junto com outras já fez várias reivindicações de paridade nos Conselhos. Ainda bem que a pauta da FENAPAS é definida pelas suas Filiadas! Não poderia ser de outra maneira, se as referidas associações quiserem debater democraticamente com as outras 14 associações a pauta da FENAPAS e os planos de trabalho e prioridades, nada mais natural que as duas se juntem à maioria, filiando-se à Fenapas.
    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando (?), vc ou sua Associação não identificada, já viram algum documento contendo esta demanda, assim como a recusa formal das patrocinadoras referente a paridade nos Conselhos?
      Caso afirmativo, favor me enviar, pois estou interessado.
      Quanto a posição das duas Associações mencionadas, não me cabe responder em nome delas neste blog. Sugiro contatá-las diretamente através dos respectivos sites.
      Abraços, Joseph

      Excluir
  2. Joseph, Não discuta mais, você é do CPQDPREV que está na Sistel, logo você pode enviar uma correspondência sua à Sistel com a sua matricula e com cópia para a PREVIC requerendo a paridade. Vários companheiros do PBS-A já enviaram carta para a Sistel, previc e a presidência, exerça o seu direito de cidadão.
    Abraços, Arnaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Arnaldo, não estou discutindo, mas debatendo ideias que afetam a todos sistelados e não somente a minha pessoa.
      A questão em debate é coletiva e não adianta um participante, isoladamente, solicitar a paridade enquanto outros grupos se abstiverem de participar.
      Se não conseguimos nos unir em torno de um direito fundamental e justo, que todos concordam mas alguns receiam enfrentar, nunca teremos sucesso em nenhum outro pleito.
      Mesmo assim, agradeço a sugestão.
      Abraços, Joseph

      Excluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".