segunda-feira, 26 de maio de 2014

Mundo: Fundos de pensão europeus começam a preocupar-se com problemas futuros para honrar compromissos com participantes. Valor mínimo de benefício já é cogitado

Quatro em cada dez fundos de pensão suíços nunca debateram a possibilidade de introduzir o pagamento de pensão de forma variável, de acordo com uma pesquisa realizada pela gestora de recursos Swisscanto, com sede em Zurique.

Confrontados com os baixos retornos dos mercados de capitais, os desafios demográficos e altas taxas de desconto, fundos suíços poderão ter problemas no futuro para honrar os seus compromissos. A solução para o problema, dizem os especialistas,  é ajustar os parâmetros técnicos, como muitos estão fazendo atualmente.  Uma outra possibilidade é a introdução de um  bônus capaz de assegurar um valor mínimo a receber pelos futuros aposentados e pensionistas. Essa segunda opção foi adotada por dois fundos suiços, o  Pensionskasse, da empresa de auditoria e consultoria PwC, em 2005,  e pela  Pensionskasse PKE, que tem como patrocinadora uma companhia do setor de energia,  somente no início deste ano.

Enquanto isso, na Holanda, onde estão acontecendo cada vez mais casos de cortes nos benefícios, os técnicos sentem existir o temor de que o enfrentamento do problema acarrete medidas tidas como impopulares. 
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão (26/05/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".