quinta-feira, 29 de maio de 2014

Superavit PBS-A: Superavit do plano PBS-A da Sistel atinge 30,2% em abril e dá fôlego a Reserva Especial, permitindo a destinação dos superavits de 2009 a 2011

Depois do mês de janeiro com a Reserva Especial do plano PBS-A zerada, fato que se mantido até o final do ano poderia inviabilizar a destinação dos superavits de 2009 a 2011, houve uma recuperação gradativa desta reserva nos meses seguintes e em abril a Reserva Especial já dispõem de aproximadamente 5% das Reservas Matemáticas do plano.
Como se sabe, a reserva especial é formada pelo excedente de 25% da reserva de contingência. 
Veja a evolução da Reserva de Contingência do plano PBS-A no anos de 2014:

  • janeiro: 24,38%
  • fevereiro: 26,91%
  • março: 28,10%
  • abril: 30,22%

2 comentários:

  1. Caro Joseph,
    Observando os balancetes do PBS-A no primeiro quadrimestre, mesmo utilizando parâmetros atuariais bastante conservadores, não temos motivos para nos preocuparmos, pois o Patrimônio para Cobertura do Plano cresceu, no período, 5,91% enquanto que as Provisões Matemáticas cresceram apenas 1,16%. Logo a tendência é de termos superávit pelo sexto ano consecutivo.
    Já o PAMA, a Sistel não apresentou, até agora, o Balancete de Abril. Parece que teve algum problema. Apesar destes Balancetes não apresentarem nenhuma informação relevante para que se possa fazer uma análise, a não ser o valor do Patrimônio Social.
    No caso do PBS-A, o Patrimônio foi sempre crescente nos quatro primeiros meses, já o do PAMA cresceu de janeiro para fevereiro e deu uma queda abrupta em março. A Sistel precisa dar uma maior transparência nas contas do PAMA.
    Como ela, até hoje, não se pronunciou oficialmente, tem gerado grande inquietação entre os assistidos.
    Abços.,
    Ailton Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ailton,
      Acredito que superavit no PBS-A haverá sempre e nunca as "patrocinadoras" terão de cobrir qualquer déficit que se comprometeram no passado.
      O importante é que este superavit mantenha-se sempre acima de 25% para garantir a reserva especial a cada ano, até que os superavits do passado sejam destinados ao plano.
      Já quanto ao PAMA, precisamos esperar o que será apresentado hoje na reunião do Conselho Deliberativo da Sistel e verificar se as previsões iniciais, nada animadoras, se confirmam.
      Caso se confirmem, o que acredito que venha a acontecer pois venho alertando sobre este fato há quase um ano neste blog, será necessário todos dirigentes convergirem sobre uma proposta única e o mais rápido possível, caso contrário os reajustes das contribuições no final do ano poderão inviabilizar a permanência dos assistidos no plano.

      Excluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".