quinta-feira, 3 de julho de 2014

Fundos de Pensão: Planos esboçam recuperação em 2014 após resultados abaixo das metas em 2013

Os fundos de pensão registraram uma rentabilidade de 3,28% em 2013, inferior à meta atuarial de 11,63%, segundo estatísticas divulgadas pela Abrapp. A rentabilidade estimada por tipo de plano no período foi de 3,96% para Benefício Definido, 0,66% para Contribuição Definida, e 1,52% para Contribuição Variável. Em 2012, a rentabilidade foi de 15,38%, 14,90% e 15,56%, respectivamente. Segundo a Abrapp, cerca da metade dos planos registrou rentabilidade negativa.

José Ribeiro Pena Neto, presidente da associação, explica o caso da renda variável, a bolsa já vem há alguns anos apresentando mau desempenho, enquanto na renda fixa, o aumento da taxa de juros gerou a desvalorização. “Contudo, o histórico mostra que a rentabilidade acumulada é muito maior que o necessário”, diz Neto.

Para 2014, o executivo espera resultados um pouco melhores com a estabilização da Selic. Já para renda variável, Neto acredita que será um ano difícil por conta da volatilidade da bolsa. “Não será um ano tão ruim quanto 2013, mas a volatilidade continua alta, influenciada por fatores internos, e agora pelo cenário eleitoral doméstico”, diz.

A análise por categoria, mostra que a renda fixa, que representa 60,4% dos ativos totais dos fundos, gerou retorno de 2%. Já a renda variável, que concentra 29% dos recursos das fundações, fechou o ano com rentabilidade de 2,50%. A carteira de imóveis registrou retorno de 18,31%, sendo a maior rentabilidade obtida entre todos os segmentos.
Fonte: Investidos Institucional (03/07/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".