segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Aposentadoria: Planejar tempo livre na aposentadoria é necessário, dizem consultores

O preparo para a aposentadoria vai além do aspecto financeiro. É necessário começar a planejar, em média cinco anos antes de parar, em como o tempo será ocupado.
O consultor Renato Bernhoeft, da Höft, lembra que, quando está trabalhando, a pessoa tem uma identidade moldada com sua atividade.
"Num dia, quase que seu sobrenome é a empresa; no outro dia, você é ex", afirma.
Por isso, diz, o primeiro foco deve ser a criação da nova identidade, que a pessoa terá no tempo no pós-trabalho, como ele chama.
"Ao se aposentar, a pessoa ganha tempo disponível. É preciso dar sentido a esse tempo disponível", diz.

Editoria de Arte/Folhapress

Atividades
Hobbies, amizades, outras atividades, tudo pode ser explorado. "A pessoa com atividade paralela, remunerada ou não –artista, professor, síndico–, transita melhor para a aposentadoria", afirma.
"Busque atividade que o motive", diz Carolina Mazza Wanderley, consultora sênior de previdência da Mercer. "Assim como faz na ativa, é interessante fazer um 'networking' [redes de contato] para atividades fora do trabalho."
Foi o que fez o aposentado –ou artista plástico ou colunista de vinhos– Walter Tommasi, 63. Ele começou a se preparar desde a faixa dos 20 anos.
"Sempre pensei que, quando ficasse velhinho, iria querer ter dinheiro para me sustentar", afirma.
Paralelamente a sua carreira de 33 anos em uma multinacional, ele cultivou hobbies que o levaram a ter outros objetivos e amizades quando se aposentou: a pintura e vinhos.
Hoje, seis anos após se aposentar, ele escreve sobre vinhos para uma revista e se mantém pintando.
Fonte: Folha de SP (25/08/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".