segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Aposentadoria: Previdência privada não é a única alternativa de investimento para acumular recursos

Investimentos em renda fixa, como Tesouro Direto, LCA e LCI (letras de crédito do agronegócio e imobiliária, ambas isentas de IR), também podem compor o portfólio.
Além disso, com mais informação e dedicação, é possível montar uma carteira de ações para esse fim.
"Pensando na aposentadoria, o que a pessoa quer é se proteger da inflação e ter um ganho acima dela", afirma Thiago Alvarez, do GuiaBolso, site de finanças pessoais.
Editoria de Arte/Folhapress

Por isso, em sua visão, a melhor recomendação é investir em títulos públicos atrelados à inflação pelo programa do Tesouro Direto, as NTN-Bs.
"Como é um dinheiro em que você não vai mexer, esses papéis vão pagar a variação da inflação mais uma taxa de juros", afirma.

Outra opção
Escolher uma carteira ou fundo de ações é outra opção e é a recomendação de Raymundo Magliano Neto, presidente da Magliano Corretora, por ser uma aplicação de prazo mais longo.
"A pessoa pode todo mês investir em um fundo diferente, garantindo uma diversificação maior e maximizando o retorno para o bolo da aposentadoria", diz.
Mas quem for optar por essa saída precisa atenção à escolha dos fundos ou ações que vão compor sua carteira.
Segundo estudo de Alvarez, do GuiaBolso, a rentabilidade do CDI superou de longe a do Ibovespa (principal índice da Bolsa brasileira) entre julho de 1994 e o dia 20 deste mês.
O CDI variou 643,4% acima da inflação nesse período, ante 246% do Ibovespa -também descontada a inflação.
Fonte: Folha de SP (25/08/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".