sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Fundos de Pensão: rentabilidade dos fundos de pensão superaram os da previdência aberta (PGBL's e VGBL's)


Uma pesquisa da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) mostrou que os fundos de pensão, nos últimos dez anos, superaram as rentabilidades médias brutas em todas as categorias de portfólios abertos no período de 2004 a 2013.
Compare o desempenho no quadro abaixo (a partir da segunda coluna estão os diferentes perfis de previdência aberta):
info12_02
Além da previdência oficial, concedida pelo INSS, os brasileiros têm como opção as modalidades de previdência complementar abertas ou fechadas, que são investimentos vantajosos para a aposentadoria.
No regime fechado, as empresas oferecem a seus empregados planos das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), os fundos de pensão, e também contribuem para os benefícios programáveis (a aposentadoria) e de risco (aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e pensão por morte). Como são entidades sem fins lucrativos, toda a rentabilidade retorna para o participante.
Já os sistemas abertos são oferecidos por bancos, seguradoras e empresas. Neles, os recursos são acumulados apenas pelos participantes. São duas modalidades: Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL).
Fonte: Serpros (08/08/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".