quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Fundos de Pensão: A volta da supervisão baseada em risco na Previc

A supervisão baseada em risco volta a ganhar prioridade nos objetivos da Previc, com a volta de Carlos de Paula àquela instituição. Segundo fontes do Ministério da Previdência, a Previc estaria ampliando o diálogo com o Banco Central para adotar modelo de supervisão próximo ao que já é utilizado pelo BC na fiscalização de bancos e outras instituições financeiras.
O BC foi pioneiro ao adotar no Brasil, a partir de 1998, a supervisão baseada em riscos, tirando o foco da fiscalização exclusivamente da conformidade legal para adotar uma abordagem mais proativa e voltada a analisar também outros aspectos, como o ambiente econômico, nacional e internacional, e o risco do sistema.
Segundo essa fonte do Ministério da Previdência, a percepção de que a natureza das aplicações dos fundos de pensão é de longo prazo volta a ganhar destaque nos corredores da Previc, devendo esse fato ser levado mais em conta na supervisão. Ainda dentro do novo modelo que se busca, a idéia é dar tratamento diferenciado aos planos BD e CD, com foco principalmente na solvência para os planos BDs e principalmente no dever fiduciário do administrador para os planos CDs.
Fonte: Investidos Institucional (07/08/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".