sábado, 13 de setembro de 2014

Anapar: Conheça melhor a Anapar, primeira e única representante em todo Brasil dos participantes de Fundos de Pensão

ANAPAR - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PARTICIPANTES DE FUNDOS DE PENSÃO

A ANAPAR (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão) é a primeira e única representante, no Brasil, dos associados a entidades de previdência complementar. Foi fundada no dia 24 de maio de 2001, em congresso nacional realizado em Belo Horizonte (MG), com a participação de cerca de 1.000 delegados representando quase todas as unidades de federação e mais de 110 fundos de pensão diferentes, vinculados às mais diversas categorias profissionais.

A ANAPAR nasceu da necessidade de unificar a luta de todos os participantes dos fundos de pensão brasileiros, ativos e aposentados, vinculados aos fundos fechados ou abertos, sejam eles patrocinados por empresas públicas ou privadas, ou pelos governos federal, estadual e municipal.
O objetivo da ANAPAR é representar e defender os interesses dos participantes de fundos de pensão junto aos poderes públicos – Executivo, Legislativo e Judiciário -, junto às empresas patrocinadoras e às entidades de previdência. Está habilitada, inclusive, a representar judicialmente seus associados.

A primeira das grandes batalhas da ANAPAR foi a luta contra o Decreto 3721/01, que aumentou a idade mínima para aposentadoria complementar. A Associação ajudou a coordenar a campanha que derrotou o governo e acabou com a exigência de idade mínima para o trabalhador adquirir direito à complementação de aposentadoria.
A ANAPAR também representa os participantes de fundos de pensão no Conselho de Gestão da Previdência Complementar, órgão vinculado ao Ministério da Previdência e Assistência Social cuja função é regular e regulamentar o funcionamento das entidades de previdência complementar.

Uma das missões mais caras da ANAPAR é a luta pela democratização dos fundos de pensão. A ANAPAR defende que os participantes elejam, pelo voto direto, seus representantes para a diretoria executiva, conselho deliberativo e conselho fiscal, de maneira a compartilhar o controle dos fundos com as empresas patrocinadoras. Além disso, está investindo na formação dos dirigentes eleitos, para que eles representem com a máxima eficácia o interesse dos participantes.

A ANAPAR nasceu para somar esforços com as entidades de classe representativas dos trabalhadores – centrais sindicais, sindicatos, associações de aposentados e associações de participantes. Procura sempre trabalhar em conjunto com essas entidades, e nunca disputar espaço com elas.

A filiação à ANAPAR é individual. Para se associar, o único requisito é ser participante ou beneficiário de qualquer fundo de pensão. O associado contribui com a anuidade de R$ 30,00.
Os órgãos de gestão da ANAPAR são: uma diretoria executiva de treze membros, um conselho fiscal de três membros e respectivos suplentes, e um conselho deliberativo de vinte e quatro membros e respectivos suplentes. Esses conselheiros deliberativos assumem, também, a função de representantes regionais da entidade.
A ANAPAR tem a convicção de que somente a união de todos os participantes de fundos de pensão brasileiros é que pode garantir o respeito aos seus direitos e interesses.

Missão
Defender os interesses e direitos dos participantes em previdência complementar.

Visão
Ser reconhecida como entidade representativa dos participantes e referência nacional em previdência complementar, conscientizando os trabalhadores da importância do sistema previdenciário para as suas vidas e para o país.

Diretrizes
1 – Promover e ampliar a Cultura Previdenciária
2 – Consolidar a representatividade e a sustentabilidade da Anapar
3 – Oferecer produtos e serviços de qualidade aos associados
4 – Organizar os participantes na defesa de seus interesses e direitos
5 – Promover a segurança e a perenidade dos planos de previdência
6 – Fomentar a criação de novos planos e novas entidades
7 – Aprimorar a comunicação com os participantes e com a sociedade.
Fonte: Site da Anapar e Blog Previpb1emfoco (13/09/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".