quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Desaposentação: Julgamento no STF foi novamente suspenso após solicitação de vista de processo.


Tem-se a impressão que os segurados do INSS que pleiteiam a desaposentação nunca alcançarão seus direitos.

Resultado parcial: Segurados 2 x 2 INSS

Votos:

Ministro Roberto Barroso (Relator): favorável à desaposentação (sem devolução dos valores*).
*Obs: O Ministro Barroso desenvolveu fórmula própria, determinando que a nova aposentadoria seja calculada com o fator previdenciário e usando a idade e expectativa de sobrevida da primeira aposentadoria. Idade menor e expectativa de sobrevida maior, portanto, achatando a nova aposentadoria por consequência. A decisão passaria a valer somente após 180 dias, dando tempo ao Congresso para legislar sobre a matéria (inclusive podendo proibir a desaposentação).

Ministro Ricardo Lewandowski (Presidente): não votou ainda.

Ministra Cármen Lúcia (Vice-Presidente): não votou ainda.

Ministro Celso de Mello: não votou ainda.

Ministro Marco Aurélio: favorável à desaposentação (embora não haja propriamente desaposentação, mas um recálculo. É favorável à tese inicial proposta pelos segurados).

Ministro Gilmar Mendes: não votou ainda.

Ministro Dias Toffolicontrário à desaposentação.

Ministro Luiz Fux: não votou ainda.

Ministra Rosa Weber: pediu vistas para analisar melhor a questão.

Ministro Teori Zavascki: contrário à desaposentação.

Procuradoria-Geral da República: opinou pelo provimento de ambos os recursos do INSS (contra o TRF4 e contra o STJ).
Obs: O ministro Marco Aurélio, no RE 381367, votou a favor da desaposentação.
Fonte: Previdenciarista, colaboração: Eduardo Bernal (29/10/2014)

2 comentários:

  1. Depois de tantas tribunais inferiores terem já julgados, inclusive por unanimidade, julgando favorável ao trabalhador a desaposentação. O trabalhador aposentado retorna ao trabalho porque sua aposentadoria é uma miséria ele continua trabalhando e contribuindo e depois de tantas discuções, vem um intervalo e logo a seguir um pedido de vista ora a quem se quer enganar?

    ResponderExcluir
  2. Muitos processos já tiveram e ainda estão com conclusão favorável ao pedido de desaposentação no âmbito do STJ. Eu pergunto: se for negado pelo STF (que é para esse rumo que está caminhando): 1. como ficarão os proventos de quem já está ganhando a sua aposentadoria com a nova revisão? 2. O STJ poderá ainda conceder parecer favorável? É uma vergonha o que estão fazendo com um profissional que passou a maior parte de sua vida contribuindo e já perto do fim sentem-se impedidos ou mesmo amarrados, sem ter a quem recorrer. Em um País onde tudo é oneroso: remédios, cesta básica, hospital, etc., o aposentado se vê obrigado a buscar uma nova alternativa para somar à minguada aposentadoria (outra vergonha) e quando luta por seus direitos não tem uma voz que o represente. Apenas a vontade do Governo prevalesce ... se um dia houver consciência para essa realidade, já será tarde ... ficarão os lamentos perdidos no infinito!

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".