quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Fundos de Pensão: Reajuste de 14,5% no PASA (Pl. Assist. Saúde dos assistidos da Vale) e suspensão do pagamento do superavit faz aposentados ocuparem sede da Valia e PASA em Itabira

Aposentados e pensionistas da Vale, liderados pelo Sindicato Metabase de Itabira e Região, ocuparam a sede da Valia e do Pasa (Plano de Assistência à Saúde do Aposentado da Vale) em Itabira, na manhã desta quarta-feira, 15 de outubro.

Com mesas, cadeiras, cartazes, faixas e até carro de som, cerca de 30 pessoas se instalaram no local para reivindicar direitos para a classe. A princípio, a meta do grupo é manter a ocupação por 100 dias, até que suas reclamações sejam atendidas.

O presidente do Sindicato Metabase, Paulo Soares, explicou que na parte da tarde será realizada uma assembleia onde serão decididas medidas e reivindicações. “O Pasa, por exemplo, sofreu um reajuste de 14,5%, desrespeitando o conselho deliberativo. Atropelaram o conselho que votou contra o aumento”, disse.

Sobre a Valia, ele lembrou que em Itabira há 22 mil aposentados e pelo menos 8 mil são ex-empregados da Vale. A ocupação é pela questão do salário. “O Fundo de Pensão cortou o contracheque dos aposentados e não está pagando o Superávit, e o Vale Mais também está cortado”, acrescentou.

Paulo disse, ainda, que por diversas vezes o Pasa e a Valia foram procurados para negociar, mas que nunca obtiveram êxito. “Tivemos notícias que, só na primeira semana, mais de 40 aposentados abandonaram o plano de saúde, pois não aguentariam pagar 14,5% a mais. Isso foi injusto”, reiterou.

O grupo pretende ficar instalado no local todos os dias, se alimentando e usando as instalações sanitárias. Uma enfermeira está à disposição dos manifestantes, já que se tratam de pessoas da terceira idade. “O prédio está tomado, pela primeira vez na história de Itabira”, declarou o presidente do Sindicato.

Vejam como foi a distribuição do superavit da Valia:


Fonte: DeFato Online e Valia (15/10/2014)

Nota da Redação: A suspensão do pagamento de superavits é prevista na regulamentação dos fundos de pensão quando a reserva especial (excedente da reserva de contingência) se esgota, conforme o folder anexado bem demonstra. 
Mas o fato que culminou com a revolta dos assistidos foi o reajuste de 14,5% ocorrido este ano sobre o plano assistencial a saúde (Pasa), fato este que obrigou mais de 40 assistidos a abandonarem este plano por inadimplência, ficando portanto desprotegidos quanto a saúde. Outro fato interessante nesta questão foi que o Conselho Deliberativo do Pasa, que tem a presidência e vice designados pela Valia e outros 5 membros eleitos em Assembléia pelos assistidos, não aprovou o reajuste do plano assistencial.
Se esta moda pega... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".