quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Fundos de Pensão: Volta a questão da remuneração variável dos conselheiros (vinculada aos resultados)

    
O IBGC- Instituto Brasileiro de Governança Corporativa  dedicou seu penúltimo Fórum de Debates do ano de 2014 ao tema “Remuneração Variável no Conselho de Administração”, algo ainda polêmico no mundo corporativo brasileiro, tendo como palestrantes Alexandre Silva, presidente do Conselho de Administração da Embraer, e Renato Chaves, conselheiro de administração  de sociedades anônimas.

Para o presidente do Conselho da Embraer, só se pode falar em remuneração adequada quando se leva em conta a meritocracia. “A organização sempre deve procurar pessoas melhores e nunca se acomodar. Isso porque a medida que se assume postos mais altos, a pessoa tende a ficar mais tempo na posição. Por isso, é necessário saber se a pessoa merece a posição que ocupa”, começou.

Embora favorável à remuneração variável para conselheiros, Silva explicitou que ela não deve ser vinculada a resultado. “A remuneração não pode ser um fator de retenção de conselheiro. Deve-se definir os honorários do conselho com base no mercado, no universo das empresas nas quais se compara. Uma vez definida a remuneração, ela pode ser paga em dinheiro ou com ações”, opinou.

Já para Renato Chaves, a remuneração variável aos conselhos não é uma boa opção para o negócio. “Não existe a discussão de como se remunera no Brasil, as assembleias passam um cheque em branco. 75,7% das empresas pagam remunerações diferentes para seus conselheiros. Teríamos que voltar no tempo e avaliar como a remuneração deve ser feita”, afirmou.

O consultor ainda defendeu que o salário de um conselheiro deve ser estimado de acordo com a complexidade de sua ação e responsabilidades. “Não se deve remunerar mais pela participação em comitês, senão todos irão participar de todos os existentes. Em algumas empresas que atuamos com a consultoria limitamos a participação em apenas dois comitês, escolhidos de acordo com a afinidade de cada um”. 

Fonte: IBGC / ABRAPP (27/11/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".