quarta-feira, 26 de novembro de 2014

INSS: Previdência lança campanha de divulgação para convocar segurados a realizarem a prova de vida junto aos bancos


Quem já compareceu a agência bancária, desde maio de 2012, não precisa realizar outra prova de vida
Benefício será interrompido se não houver a prova até o final deste ano

O Ministério da Previdência Social (MPS) lança, a partir desta quarta-feira (26), uma campanha de divulgação nacional para convocar os segurados da Previdência Social a comparecerem a agência bancária que mantém seu benefício para realizar a prova de vida. Estão sendo distribuídos cartazes em todas as agências bancárias e spots que serão veiculados em várias rádios do país, até terça-feira(2).

Com o slogan “Cadê você que nunca mais apareceu aqui? Recadastre sua senha e garanta seu benefício da Previdência”, a campanha está sendo direcionada para o segurado que, em nenhum momento, compareceu ao banco para realizar a renovação de senha.

A renovação de senhas é obrigatória e deve acontecer anualmente. As instituições financeiras pagadoras de benefícios estão realizando esse procedimento desde maio de 2012. Como é a primeira vez que este processo está sendo realizado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS ) prorrogou o prazo até o dia 31 de dezembro para as instituições bancárias concluírem essa renovação.

Quem já compareceu a agência bancária alguma vez , desde maio de 2012 quando o recadastramento começou , não precisa realizar outra prova de vida, pois as instituições ainda estão concluindo o primeiro ciclo, devendo, portanto, aguardar nova comunicação do banco.

Esta campanha de divulgação da Previdência pretende atingir os segurados que nunca realizaram a prova de vida. Até início de novembro, mais de 1,2 milhão de beneficiários ainda não tinham comparecido aos bancos pagadores de seu benefício para realizarem a renovação de senha. Quem não realizar o recadastramento poderá ter o benefício interrompido.

Os bancos estão informando os beneficiários sobre o recadastramento por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos meios eletrônicos de relacionamento com seus clientes. Para realizar a comprovação de vida e renovação de senha, o segurado deve ir até a agência bancária levando um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, etc).

Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldade de locomoção, podem realizar a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS. Os segurados que residem no exterior também podem realizar a prova de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de formulário disponível aqui. O documento deve ser encaminhado à representação consular, pelo correio, para legalização. Neste caso, antes do envio, é necessário o reconhecimento de firma por cartório local.

Fonte: site da Previdência (26/11/2014)

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