segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Aposentadoria: Como aumentar os ganhos na aposentadoria utilizando a previdência complementar e imóveis


Especialistas recomendam investir em previdência privada e imóveis, além de ter uma poupança









































A população brasileira está envelhecendo em uma velocidade cada vez maior. A expectativa de vida é de 74,9 anos. Se comparada há dez anos, vivemos pelo menos três anos a mais, em média. O aumento da idade média influencia diretamente no fator previdenciário, utilizado no cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição e por idade.
Na prática, as pessoas acabam necessitando trabalhar mais tempo para manter o mesmo valor de benefício na aposentadoria convencional pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Uma alternativa para manter os ganhos é investir em uma complementação da renda em um plano de previdência privada ou fundos de pensão.
Além disso, é possível aderir a outros investimentos como imóveis, joias ou aplicar os recursos no tesouro direto. Para os mais ousados e que têm maior conhecimento do mercado, especialistas recomendam a aplicação em ações.

Outra dica importante é sempre ter algum dinheiro em uma reserva para uma emergência. A poupança é uma boa opção por ter boa liquidez e não ter burocracia na hora de sacar os valores. Além disso, não há taxa de administração e nem desconto do imposto de renda.


Pesquisa
O mais importante na hora de aderir a uma previdência complementar é buscar uma instituição sólida, de acordo com o professor de finanças do Caen da UFC, Paulo Matos. Ele recomendou investir em previdência complementar, imóveis pela segurança e ter um dinheiro na poupança para uma situação emergencial. “O tripé é uma receita conservadora”, define o professor.
A analista bancária Rebeca Sampaio, 27, mantém uma previdência privada no regime de fundo de pensão desde outubro do ano passado. A instituição na qual trabalha contribui com uma quantia equivalente a 100% do valor do aporte de cada empregado. “Fiz todo um estudo em relação às taxas”, destacou. Ela explicou que também compra títulos do Governo.

Fonte: O Povo (19/01/2015)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".