sábado, 10 de janeiro de 2015

Aposentelecom: Nova enquete está no ar sobre a melhor proposta para saneamento do Plano Assistencial PAMA da Sistel


Se vc. é assistido de algum plano PBS da Sistel e portanto usuário do PAMA, acesse o box "ENQUETE SOLUÇÃO PAMA: Qual das duas propostas vc. é a favor?" no lado esquerdo superior deste Blog e escolha sua opção.

Para melhor entender as dua propostas existentes (Astel-SP e Fenapas), consulte este link.

9 comentários:

  1. Com todo respeito que este Blog Merece, os aposentados que precisarem esclarecimentos para melhor entenderem as propostas devem procurar a sua Associação.

    ResponderExcluir
  2. A maior dificuldade é saber onde encontrar a solução proposta pela Fenapas. Com isso nem mesmo as Associações dispõem de todas informações e de forma unificada.

    ResponderExcluir
  3. As duas maiores diferenças entre as propostas é que a da ASTEL pressupõe que NÃO SE PAGUE NENHUMA COPARTICIPAÇÃO e é de implementação imediata. A Fenapas tem uma proposta confusa e quer que o assistido continue a pagar coparticipação. Seria como se comprar um seguro que quando acontecer o sinistro quem paga é o segurado !!!! Não tem nenhum cabimento.

    ResponderExcluir
  4. Caro Joseph,
    Pelo que sei a Fenapas não apresentou nenhuma proposta. Apenas exige que se cumpra os regulamentos.
    A proposta da ASTEL-ESP de utilizar o superavit do PBS-A de 2009, 2010 e 2011 e ter um PAMA revigorado sem coparticipação e sem restrições é muito boa, porém quem garante que estes recursos sendo alocado ao PAMA permitirá a utilização do plano de saúde para o resto da vida dos participantes?
    No caso de no futuro faltar recursos ao PAMA, quem iria bancar?
    Em 2004, na criação do Programa PCE afirmavam que com o Programa PCE estaria resolvido o problema de inadimplência do PAMA e com isso teríamos plano de saúde saudável para o resto da vida.
    Precisamos de cautela para tomar decisões para não arrependermos no futuro.

    Abços.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ailton,
      Entendo que a proposta da Fenapas foi colocada no seu site e, conforme mencionei no post anterior, solicita cumprir os regulamentos, com custeio integral pelas patrocinadoras.
      Já da Astel, solicita cumprir decisão judicial de 2003, alem do regulamento original, mas apesar de não conter coparticipação somente para os 8 primeiros eventos anuais, embute uma contribuição mensal de até 5% sobre o benefício de cada assistido, independente de pertencer ou não ao PCE (hoje quem não optou pelo PCE não paga nada), de forma a manter este aditivo PCE (isenção p/ procedimentos de alto custo) para todos assistidos e também como forma de garantir a perenidade do plano assistencial. Com isso o custeio do PAMA ficaria por conta dos superavits do PBS-A (atuais e futuros, se necessário), das patrocinadoras dos outros planos PBSs e nas mãos dos assistidos através da contribuição vitalícia de 5%, independentemente destes usuários utilizarem ou não o plano.
      No meu ponto de vista o que falta no momento para qualquer decisão é o COMPROMISSO DAS PATROCINADORAS, Telebras principalmente, em aceitarem o uso integral dos superavits passados do PBS-A, dos próximos (qdo. necessário) e de todas patrocinadoras dos planos PBSs (exceto PBS-A) em cobrirem valores equivalentes no PAMA para seus assistidos.
      Enquanto este compromisso não estiver explícito e formalizado na Sistel e for de conhecimento dos assistidos vejo que será muito difícil qualquer decisão por parte dos assistidos.
      Assim, entendo que cabe primeiramente a DE e ao CD da Sistel buscarem este compromisso junto a todas patrocinadoras dos planos PBS para que se tenha uma proposta de solução única, sem recorrer a via judicial, única forma de termos uma implementação imediata.
      Obrigado pelo seu comentário. Lamento somente que sejam poucos os dirigentes que assumem sua identidade para propor soluções em benefício dos assistidos.
      Abraços, Joseph

      Excluir
    2. A APAS-RJ, como sempre tenta confundir as coisas, o que a ASTEL - São Paulo quer é que se cumpra a sentença judicial, NA QUAL A APAS-RJ É COAUTORA, mas na época resolveram retirar a ação, que além de ter liminar, nos dava ganho de causa !!!!! O motivo de tal atitude, condenada pelo ministério público e pelo STJ é nebuloso, pois até outro dia diziam, inclusive a APAS-RJ, que o acordo ilegal estava vigente.
      Quanto à questão se o aporte dá ou não dá até o fim do plano, informamos existem três, REPETIMOS TRÊS, estudos atuariais que nos garante o plano até o fim, É de se espantar, pois eles foram amplamente divulgados, caso a APAS-RJ nos peça teremos o maior prazer em encaminha-los, como fizemos com a documentação da ação, da qual a APAS-RJ é coautora e nós de São Paulo não conseguimos nem o litis consórcio, muito estranho.
      Outra coisa que é omitida pela APAS-RJ é que o PBS-A tende a ser superavitário de agora em diante, e como reza a sentença este dinheiro, se necessário for, vai para o PAMA
      ASTEL-São Paulo

      Excluir
  5. Anônimo se você quer saber qual é a proposta da FENAPAS, acesse o Site da FENAPAS, se você quiser saber qual é a proposta da Astel, acesse o Site da Astel.
    Nenhuma coparticipação e de implementação imediata! Cuidado não existe mais fada madrinha nem papai noel!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem tem 9% de aprovação, você está bem acompanhado !!!!

      Excluir
  6. Caro Joseph: O certo é que a Sistel só atende as propostas das Patrocinadoras. A Fenapas só consegue através da Justiça. Nós (AAPT) queremos o que determina a lei.Tem Apas que defende as propostas das Patrocinadoras acho que é um direito que temos que respeitar. Esperamos que a justiça decida quem está com a razão.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".