segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Sistel: Conselho Deliberativo decidiu em dezembro alteração do Estatuto da Sistel com a criação de até 5 diretorias. Nada foi divulgado até hoje.


Passado mais de um mês da última reunião do Conselho Deliberativo da Sistel, até hoje o novo Estatuto da Sistel, que permitiu a criação de até 5 diretorias, assim como o novo organograma da Fundação, não encontram-se disponíveis no site da Sistel.

Pelo que se sabe até hoje, lendo-se a ata da última reunião do Conselho Deliberativo, pois os participantes não foram ainda informados nem por seus representantes no Conselho nem mesmo pela Sistel, a nova Diretoria de Previdência já é ocupada pela Sra. Rosana Leonel Ferreira, ex Superintendente de Seguridade, enquanto a Diretoria de Saúde é ocupada pela Sra. Adriana Meirelles Salomão. Como Diretor Presidente segue o Sr. Carlos Alberto Moreira (Beto). Desconhece-se as funções e paradeiros das outras duas diretorias aprovadas.

Tanto as Associações de Aposentados como os participantes da Sistel necessitam ser informados sobre estas mudanças.

Outra notícia recente da Sistel que só foi divulgada pela imprensa e não diretamente a seus participantes foi a nova diretriz de terceirizar todas as aplicações financeiras da Sistel. Vide este link. Nem mesmo nas resumidas e atrasadas atas de reunião do Conselho Deliberativo da Sistel pode-se encontrar esta nova diretriz/ decisão.

Estes são apenas dois pequenos exemplos que demonstram o afastamento e a falta de informações por qual os participantes da Sistel estão passando junto a sua Fundação. 
Outros exemplos mais contundentes são a falta de informações relativas a proposta da Sistel para solucionar o iminente déficit do PAMA, enquanto na última ata de reunião do Conselho Fiscal (out 14) é mencionado que a Diretora de Saúde fez um relato sobre as alternativas para equacionamento do desequilíbrio econômico financeiro do plano, e a situação do processo de destinação dos superavits do plano PBS-A. Para este assunto específico, é necessário que se dê informações mais frequentes, pelo menos bimensais sobre o assunto, mesmo que o processo esteja paralisado em alguma autarquia, para que o assistido sinta-se mais participativo de seu plano e de sua Fundação.  


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