segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Eleições Sistel: Porque é importante votar nestas eleições e acompanhar seus planos da Sistel



Porque é importante votar nestas eleições e acompanhar seus planos da Sistel

Nós, Sistelados, somos tradicionais abstencionistas em se tratando de eleger nossos representantes nos Conselhos da Sistel.

Para se ter uma ideia, em 2012, somente 28% dos eleitores da Sistel votaram e escolheram nossos representantes e a razão desta indiferença pode ser interpretada de várias formas: falta de conhecimento dos candidatos e de suas funções quando eleitos, falta de motivação em votar para somente 1/3 dos conselheiros que não poderiam resolver muita coisa, distância da época de aposentadoria, a mesmice dos candidatos, os famosos "o que eu ganho com isso?", "candidatos querem se eleger só para se dar bem" e "quero é receber minha aposentadoria no final do mês", a indiferença com a Sistel, e por aí vai..., fenômeno este anti participativo que se repete em vários lugares de nosso convívio cotidiano, como condomínios, clubes, conselhos, associações e até na escolha sempre difícil entre políticos, dos quais não confiamos mais.

Só que nossa previdência  privada, diferentemente dos exemplos mencionados, possui uma gestora, a Sistel, que constitui-se de uma Fundação sem fins lucrativos, alem de diversas patrocinadoras, que são fortes conglomerados econômicos que visam lucro e que possuem contra partidas legais junto aos assistidos e participantes, muitas vezes ignoradas, refletidas em regulamentos e acordos, quase sempre datadas na época da privatização do Sistema Telebrás.

Conforme a crise econômica conjuntural vem se acentuando, estas patrocinadoras tentam a cada dia obter maiores proveitos sobre seus fundos de pensão, o que é ilegal, enquanto nosso órgão regulador, a Previc, muitas vezes  faz vista grossa a estas tentativas fazendo com que os assistidos/ participantes acabem prejudicados.

Todas decisões na Sistel e em todos fundos de pensão, são emanadas do Conselho Deliberativo, que na Sistel é injustamente constituído de 8 membros das patrocinadoras e somente 4 dos participantes/ assistidos.

Nosso único acesso ao Conselho Deliberativo da Sistel é através de nossos quatro representantes escolhidos por cada um de nós, a cada três anos. É por este motivo que estas eleições de março de 2015 assumem uma importância significativa, pois somente estes quatro conselheiros eleitos poderão assumir nossa defesa frente a constante sede de recursos das patrocinadoras.

Basta citar os exemplos dos superavits do PBS-A (de 2009 à 2011), que até hoje não foram destinados para melhoria do plano por culpa das patrocinadoras, do déficit iminente do PAMA que pode tornar nosso acesso aos serviços médicos e hospitalares caótico, dos reajustes escorchantes das contribuições mensais do aditivo PAMA-PCE e das migrações de planos ocorridas no passado onde a repartição de reservas, inclusive para patrocinadoras, nunca foram bem esclarecidas. Em todos estes casos ou as patrocinadoras fazem questão de não cumprir com seu compromisso legal de custeio ou omitem-se  a respeito, deixando os assistidos totalmente desamparados e preocupados quanto a seu futuro.

Logicamente as patrocinadoras aproveitam-se de nossa fraqueza e da lacuna que deixamos, tanto por parte de nossa desunião em nossa representação, como pela nossa falta de participação nos assuntos de nossos planos, para  impor seus interesses e seus objetivos de lucro junto a Sistel.

Por este motivo é essencial que nos unamos e que participemos destas eleições escolhendo em massa nossos candidatos preferidos para que nossa representação volte a ser considerada de peso e para que as patrocinadoras e a Sistel percebam este nosso engajamento no acompanhamento destas questões.

Somente desta forma será possível reconquistarmos nossa força e nossos diretos e também tirarmos as patrocinadores deste estado constante de omissão.

Se você Sistelado já recebeu sua senha, não omita-se desta responsabilidade e vote em março (de 16 a 25) nos candidatos de sua região. Se ainda não a recebeu, ligue para a Sistel (0800 807 7005) já na próxima quarta feira (dia 18), solicitando sua senha para votação. O prazo para esta solicitação termina na sexta (dia 20) às 19:00h.

Vamos dar a volta por cima, nos unir novamente e eleger os candidatos afinados e compromissados com propostas fechadas e de consenso alcançadas entre 14 Associações de Aposentados afiliadas a Fenapas, a APOS de Campinas-SP e os diversos Sindicatos onde existem milhares de participantes ativos.

Só nossa União e Participação poderá demonstrar nossa Força para exigirmos nossos Direitos! Não omita-se nesta eleição!

Somos Participantes e Assistidos de diversos planos que contribuem ou contribuíram para eles, logo temos o direito de obter nossos benefícios e direitos contratados conforme estabelecido em nossos regulamentos, quando de nossa adesão. Cabe às patrocinadoras fornecer nosso amparo e proteção através do custeio necessário aos planos para atingir este fim.

Um comentário:

  1. melhor motivação do que essa, impossível..... razões muito bem descritas e explicadas ... parabéns Joseph, conte com meu voto.... abraços

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".