sábado, 30 de maio de 2015

TIC: Graciosa saiu. E saiu para não ver o CPqD se tornar um aparelho político, segundo o blog Capital Digital


Mais uma versão colhida por este Blog em meio ao anúncio da saída de Hélio Graciosa do comando do CPqD. Cansado de dar murro em ponta de faca com o governo, que lhe exige cargos para agradar a coalizão política (leia-se, o vice-presidente Michel Temer, do PMDB), Graciosa decidiu que é melhor curtir a vida e os netos (ou neto, não sei quantos).

Não há glosa contra o CPqD até onde fui informado há pouco. O que há é a pressão governamental pelo aparelhamento político da Fundação e, dada à resistência de Graciosa, o governo fechou a torneira dos investimentos em pesquisa.

O CPqD, pelo pouco que pude apurar estaria com um rombo financeiro de uns R$ 50 milhões, dinheiro que antecipou para pesquisas do seu orçamento próprio e depois não recebeu a parte prometida pelo governo.

* Sinto que essa saída de Graciosa ainda renderá muita confusão.

Fonte: Luiz Queiroz e Blog Capital Digital (29/05/2015) 

Nota da Redação: Como ex-empregado, por 28 anos, e aposentado do CPqD, só tenho a lamentar e me preocupar com a saída repentina de seu presidente, Hélio Machado Graciosa, principalmente quando se fala em pressão política externa. 
Um centro de pesquisa de excelência como é e sempre foi, o CPqD não pode e não merece ficar a mercê de ingerências políticas e travamentos de recursos financeiros já compromissados para prosseguir com seus projetos de pesquisa, sempre revestidos de êxito.
Toda renovação gerencial é bem vista, mas deve ser feita sempre com critérios e com técnicos experientes, competentes, apolíticos e que conheçam a corajosa missão do CPqD.
Espero que o novo sucessor atenda estes requisitos mínimos para manter o CPqD de pé por muitas décadas ainda, pois o patrimônio construído por nós, empregados, nestes quase 40 anos de existência, não pode ser jogado fora de uma hora para outra por simples políticos que já demonstraram claramente que nem mesmo suas funções sabem exercer com correção.
Ao Graciosa, desejo sucesso e parabéns pelo trabalho realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".