sexta-feira, 31 de julho de 2015

INSS: COBAP posiciona-se contrariamente ao veto do aumento das aposentadorias


Vetar o aumento real dos aposentados é um absurdo político, social e econômico 

Após a aprovação do reajuste único para todos os aposentados e pensionistas em relação ao salário mínimo (aumento real para todos) no Congresso Nacional, a expectativa agora é sobre a posição que a Presidente Dilma irá adotar, ou seja, sanção ou veto. 
Do ponto de vista político, o veto desgastará ainda mais a imagem da Presidente Dilma, pois a sua base de sustentação no Congresso Nacional está cada dia mais instável. Do ponto de vista social, o veto será mais uma injustiça contra a dignidade dos aposentados e pensionistas que se encontram cada vez mais com dívidas e sem perspectiva de melhorar sua vida material, seu bem-estar. Do ponto de vista econômico será uma completa falta de coerência financeira, pois não aumentará as despesas da Previdência Social de maneira imediata. 

Vamos nos ater com mais detalhes sobre o aspecto econômico dessa matéria. 
O Governo fala de déficit na Previdência Social, mas ele não existe. O Governo fala de impacto financeiro de mais de R$ 9 bilhões, mas é uma mentira, pois o impacto só começará a aparecer a partir de 1º de janeiro de 2018. E esse impacto será pequeno. 
A Cobap demonstra claramente em seu portal as estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e as estimativas de impacto financeiro nas contas da Previdência Social até 2019, quando essa política de aumento real deixa de vigorar ou terá de ser novamente aprovada. 
Portanto, não há nenhuma possibilidade de curto prazo de abalar as contas da Previdência Social e muito menos o ajuste fiscal que o Governo está tentando executar. 
Perlo contrário, os aposentados e pensionistas só receberão o aumento real se a economia brasileira voltar a crescer.

Fonte: Cobap (31/07/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".