sábado, 8 de agosto de 2015

Mundo: Sistema previdenciário Suíço está entre os ‘melhores do mundo’


A Suíça tem um dos melhores sistemas de aposentadoria do mundo, mas fica para trás, da Dinamarca e de outros três países, de acordo com um estudo australiano.

A Suíça está na quinta posição da Melbourne Mercer Global Pension Index de 2014, lançada nesta segunda-feira 13/10/2014, que compara o sistema de aposentadoria em 25 países.

Dinamarca liderou o estudo com uma “primeira classe e robusto sistema de aposentadoria que oferece bons benefícios, é sustentável e tem um alto nível de integridade”.

Suíça está atrás da Austrália, Holanda e Finlândia no ranking.

Como os três países com uma classificação mais elevada, a Suíça tem um sistema de aposentadoria,  “que tem uma estrutura que soa muito bem, mas ainda tem que melhorar em algumas áreas que o diferenciam de um sistema de grade A”.

A Dinamarca é o único país com uma nota A, enquanto a Austrália e a Holanda tem um B +, e na Finlândia e Suíça tem um B.

Suécia, Canadá, Chile, Reino Unido e Singapura estão atrás da Suíça, mas também receberam uma nota B no relatório que avalia a “adequação, sustentabilidade e integridade” dos programas de aposentadoria em diferentes países.

O relatório diz que a Suíça poderia melhorar seu sistema de aposentadoria através de uma série de medidas, incluindo “aumentar a idade legal para se aposentar ao longo do tempo”.

A idade legal de aposentadoria na suíça é de 65 anos para homens e 64 para as mulheres.

Em comparação, a Dinamarca aumentou a idade de aposentadoria para 67 a partir de 65 anos para cidadãos nascidos em 1955 ou mais tarde, enquanto ele vai ser caminhado mais para aqueles que nasceram depois de 1962.

Sistema de pensões da Suíça consiste de ganhos relacionados a pensões públicas com benefícios mínimos, um regime profissional de pensões obrigatórias e voluntárias planos oferecidos pelas companhias de seguros e instituições financeiras.

O estudo diz que o sistema suíço também pode ser melhorado através da redução da “aposentadoria antecipada, limitando ainda mais o acesso aos fundos antes da aposentadoria”.

A idade mínima para a aposentadoria antecipada na Suíça é de 58.

Também é possível retirar um a pensão (AHV)  um ou dois anos antes da data oficial de aposentadoria, mas com uma penalização financeira.

O estudo diz que outras melhorias poderiam ser feitas como:

– Introduzindo uma exigência de que parte dos benefícios de aposentadoria devem ser tomados como um fluxo de renda

– Revertendo a taxa preferencial de tratamento de montante fixo em relação ao pagamento de pensões

– Exigindo curadores plano para desenvolver uma política global de gestão de riscos

Para ver o relatório completo, clique aqui!

Fonte: site Swissando, Colaboração: Houw Ho Ling (07/08/2015)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".