segunda-feira, 31 de agosto de 2015

TIC: Empresa criada pelo CPqD e pela americana GigOptix, BrPhotonics vai produzir dispositivos fotônicos em Campinas



O ministro das Comunicações Ricardo Berzoini inaugurou, oficialmente, as instalações industriais da BrPhotonics, empresa criada no ano passado a partir de parceria firmada entre o CPqD e a norte-americana GigOptix, Inc. A cerimônia de inauguração, realizada no dia 21 de agosto, também contou com a presença do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e outras autoridades.

Instalada no Pólis de Tecnologia, a BrPhotonics é uma empresa que faz parte do Universo CPqD e tem como foco de atuação o mercado global de dispositivos fotônicos e microeletrônicos para sistemas de comunicações ópticas de alta velocidade – acima de 100 Gb/s. O objetivo é promover a convergência entre as tecnologias fotônicas e de microeletrônica, proporcionando maior densidade de informação (bit por área) nas aplicações de comunicações. Com isso, a BrPhotonics espera atender à demanda crescente por capacidade de transmissão, determinada principalmente pelas aplicações e serviços na nuvem (cloud), de entretenimento on-demand e pelo processamento de grandes volumes de dados não estruturados (big data).

“A fotônica integrada é uma tecnologia estratégica para a evolução dessas aplicações em todo o mundo”, afirma Sebastião Sahão Junior, presidente do CPqD. “E a BrPhotonics foi criada com a missão de levar ao mercado, nacional e internacional, o que há de mais avançado nessa tecnologia, que vem sendo desenvolvida no CPqD nos últimos anos, com o apoio do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, da Finep e do BNDES”, acrescenta.

Para o ministro Ricardo Berzoini, a inauguração da BrPhotonics vai ao encontro de uma das principais missões do Ministério das Comunicações: implantar no país uma política industrial de ciência, tecnologia e inovação na área de telecomunicações. “O CPqD certamente faz parte dessa estratégia e esta inauguração é um ponto importante na trajetória de evolução da tecnologia brasileira em um setor vital das telecomunicações”, enfatizou o ministro em seu pronunciamento. “O Ministério das Comunicações está comprometido com esse viés de desenvolvimento, que vai permitir produzir inteligência e valor agregado no Brasil”, acrescentou.

Já o secretário de Telecomunicações Maximiliano Martinhão destacou o apoio da equipe do Ministério das Comunicações para a criação da BrPhotonics. “Com essa empresa, o Brasil entra em uma área em que não atuava”, destacou. E uma área de ponta, em que poucos países do mundo atuam, como lembrou Júlio César Rodrigues de Oliveira, presidente da BrPhotonics.

“Estamos inaugurando uma fábrica de nível internacional, que abriga toda a cadeia de produção do chip fotônico, da concepção ao encapsulamento e teste”, afirmou Oliveira. Segundo ele, apenas dois países no mundo, além do Brasil, estão fabricando dispositivos fotônicos desse tipo. “Essa é uma grande oportunidade para o Brasil substituir importações e gerar emprego e renda em território nacional”, comentou o ministro.

Fonte: Fatos CPqD (agosto/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".