segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Fundos de Pensão: Petros cria estrutura de Comitês Consultivos com representação paritária para cada plano sob sua gestão, um bom exemplo para a Sistel adotar rapidamente


Petros cria estrutura de comitês consultivos para dez planos de benefícios

A Petros prepara a criação de comitês para dez planos administrados pela fundação, entre eles os dois maiores: o Plano Petros Sistema Petrobras e o Plano Petros 2. O comitê atuará como um órgão consultivo formado por representantes dos participantes de das patrocinadoras. O objetivo é acompanhar a evolução dos investimentos e a rentabilidade dos planos, segundo comunicado da Petros.


O comitê poderá sugerir alterações de regulamento e propor medidas para a política de investimento, entre outras ações, mas todas as recomendações serão encaminhadas para aprovação da diretoria executiva e, posteriormente, do conselho deliberativo do fundo de pensão.


Os indicados e eleitos terão mandatos de quatro anos, podendo ser reconduzidos por igual período, e não há exigências quanto à formação dos candidatos, tendo apenas a necessidade do conhecimento técnico. A Eldorado Brasil, patrocinadora do plano Eldorado Prev, já escolheu seus representantes e está em fase de campanha interna para eleger os representantes dos participantes para o comitê.


Fonte: Investidor Institucional (26/10/2015)

Nota da Redação: No Estatuto da Sistel existe a figura do Diretor de Planos, que no caso dos planos da Fundação CPqD e suas empresas coligadas é, não se sabe por qual razão, delegado ao presidente da Sistel. 
A ideia da formação dos Comitês Consultivos de cada plano seria muito bem-vinda, visto que a preocupação única hoje existente na Sistel, tanto nos Conselhos Deliberativo e Fiscal, como na Diretoria Executiva, é com os planos PBS-A e PAMA.
Os outros planos, mesmo sendo da minoria dos participantes da Sistel, merecem uma atenção mais enfocada, principalmente quando alguns deles já  começaram a apresentar déficit.
Um nobre exemplo torna fáceis as ações difíceis. Johann Goethe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".