sábado, 17 de outubro de 2015

TIC: Lâmpada conectada é mercado mais promissor da Internet das Coisas


As lâmpadas conectadas serão o grande mercado da Internete das Coisas, pontua relatório da consultoria Berg Insight, especializada em comunicações M2M e Internet das Coisas. O estudo sustenta que há uma mudança global das lâmpadas tradicionais e ineficientes para os diodos emissores de luz, ou LEDs, pela sigla em inglês mais conhecida.
“Entre 2014 e 2023, a parcela global das LEDs nas vendas de lâmpadas deve passar de 15% para 74%”, indica o relatório da Berg Insight, que aponta aí para “uma imensa janela de oportunidade para adicionar conectividade à próxima geração de sistemas de iluminação”.

Mas o domínio das LEDs ao longo dos próximos anos virá acompanhado de uma queda de 30% no valor de mercado, pela natural deterioração de preços e pela maior vida útil dos produtos. Para a consultoria, isso reforça a capacidade de conectividade em produtos de consumo de massa como as lâmpadas como resposta ao desafio.
“Atualmente há cerca de 40 bilhões de lâmpadas ao redor do mundo e na próxima década três de cada quatro delas serão LEDs. Adicione-se conectividade a essa equação e o resultado é a aplicação número um da Internet das Coisas”, diz o analista sênior da Berg Insight, Tobias Ryberg, que aposta na ampla adoção de lâmpadas conectadas para iluminação pública, como já começa a acontecer no Brasil. A cidade de São Paulo, por exemplo, está conduzindo uma grande licitação para a aquisição de lâmpadas LED.

Fonte: Convergência Digital (16/10/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".