quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Fundos de Pensão: Grandes volumes de compra de NTN-B marcadas na curva é preocupante


Segundo Marcelo Giufrida, os grandes volumes de compras de NTN-Bs marcadas na curva pelos fundos de pensão nos últimos meses pode gerar um risco mais a frente, caso as entidades se vejam obrigadas a fazer ajustes em suas políticas. “Tem sido uma estratégia bem popular entre os fundos de pensão, mas me preocupa o engessamento que causa nas entidades, já que, marcado na curva, o ativo não pode ser vendido, e uma hora ou outra é necessário fazer ajustes”, afirma o CEO da Garde Asset Management. “Houve um aumento muito grande da marcação na curva, o que na minha opinião é um excesso que pode gerar problemas no futuro”. 

Para Giufrida, dada a elevada rentabilidade do CDI diante do patamar atual da Selic, as entidades deveriam aumentar suas exposições em opções de menor risco com maior liquidez. “Quem se manteve alocado em ativos mais líquidos ganhou dinheiro; as entidades estão abrindo mão da liquidez por taxas que não são tão altas assim”, afirma o executivo, presidente da Anbima de 2009 a 2012. O “congelamento” das estruturas dos fundos de pensão é um ponto que merece ainda mais atenção ao se considerar o fato de algumas metas atuariais subestimarem, na visão de Giufrida, as necessidades de reservas para fazer frente às obrigações. “Com o envelhecimento da população e o aumento salarial, isso lá na frente pode se tornar uma bomba relógio”, alerta o CEO da Garde Asset. 

Volatilidade 
As entidades que optaram por marcar seus títulos a mercado têm enfrentado forte volatilidade em suas carteiras de renda fixa. Embora os gestores sempre busquem minimizar os movimentos erráticos de seus portfólios, Giufrida admite que, sem volatilidade, o mercado apresentaria uma quantia menor de oportunidades aos investidores. “A volatilidade é fonte de oportunidades, mas ao mesmo tempo é algo que não agrada muito o investidor em geral; é um fator que procuramos conter, mas é inevitável. Sabemos que se não tivesse isso não teriam oportunidades”, pontua o especialista.  

Fonte: Agência Investidor Institucional (16/12/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".