segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Sistel: Decisões tomadas na Reunião do Conselho Deliberativo de 26 fev16. Do superavit do PBS-A de 2012 somente 31% será destinado aos assistidos, restante às patrocinadoras


Na Reunião do Conselho Deliberativo da Sistel, de 26/02/16, abordaram-se:


  1. Como de praxe, a Auditoria Interna apresentou os trabalhos de acompanhamento de suas atividades.
  2. A Ata da REDEL 174 (DEZ/2015) foi aprovada com a manifestação contrária dos Conselheiros Burlamaqui, Cleomar e Ezequias, quanto à destinação do superávit de 2012, discordando do percentual proposto (Doc 012/2015), ou seja, 31,2% para os assistidos e 68,8% para as patrocinadoras, reivindicando que a destinação seja 100% para os Assistidos. Entretanto, a matéria foi aprovada, visto que as Patrocinadoras têm maioria de votos no Conselho.
  3. Quanto à Avaliação Atuarial de 2015 apresentada pela Consultoria GAMA, os três Conselheiros manifestaram voto contrário pelos mesmos motivos do item anterior (Doc 03/2016).
  4. Foi aprovado por maioria de votos o Plano de Custeio.
  5. As Demonstrações Contábeis e Relatórios de Administração foram aprovados com abstenção dos Conselheiros Burlamaqui, Cleomar e Ezequias, devido à exiguidade de tempo para análise da documentação pertinente.
  6. Por maioria de votos consideraram-se cumpridas as metas dos Gestores de 2015.
  7. Foram apresentados os resultados da Pesquisa de Satisfação. Dois itens importantes de descontentamento destacados pela Empresa que realizou a pesquisa foram o NÃO PAGAMENTO DO SUPERÁVIT e O REAJUSTE DO PLANO DE SAÚDE.
  8. Foi apresentado pela Diretora de Saúde o plano de trabalho visando a melhoria do desempenho da gestão, objetivando o melhor atendimento dos Assistidos e Participantes vinculados ao PAMA.
  9. O Diretor Presidente da SISTEL apresentou os indicadores operacionais dos diversos planos administrados pela Fundação.
  10. Apresentou também a avaliação dos planos relativa ao ano de 2015. Destaque-se que, embora tenha havido um desempenho relativamente positivo, houve impacto pela forte inflação no período, o que também ocorreu no desempenho dos planos no mês de janeiro de 2016.
As manifestações de voto dos três conselheiros eleitos realmente representantes dos participantes/ assistidos e os dois documentos mencionados acima encontram-se neste link da Fenapas.

Fonte: FENAPAS (28/02/2016)

Nota da Redação: Os superavits do PBS-A de 2009 a 2011 já foram integralmente transferidos ao FCS e de lá ao PAMA. 
Agora, o de 2012 será transferido ao FCS e somente 31,2% será destinado aos assistidos do plano, enquanto as patrocinadoras ficarão com 68,8% do total.
Enquanto não houver uma mudança radical no Estatuto da Sistel, especialmente na definição da composição dos Conselhos, este estado de injustiças permanecerá indefinidamente na Sistel. 

2 comentários:

  1. Não e novidade há anos estamos sempre engulindo esse estado de não podermos ter peso nas decisões deliberativas, ai vai a minha pergunta como vamos ter a oportunidades de mudar antes que as operadoras acabem de vez com o nosso plano (PBS-A).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Aurélio,
      A realidade é que se não conseguimos nem mesmo uma convergência nas decisões e posicionamentos de nossa representação de apenas 4 conselheiros eleitos, frente aos 8 das patrocinadoras, então será muito difícil mudarmos esta situação.
      A Vivo e Oi apoderaram-se do CD da Sistel com seus 8 conselheiros designados e não querem largar o filet mignon de jeito algum. Não patrocinam um tostão, mas consideram-se patrocinadoras e mandam na Sistel, especialmente na DE, como se donas fossem.
      Nossa única esperança infelizmente pode estar depositada na falência da Oi, que não deve estar muito distante, mas preocupa a situação de nossos colegas ativos e assistidos ligados a esta operadora.
      Enquanto o PBS-A estiver dando superavit (lucro para a Oi, Vivo e TB) elas não acabarão com este plano.

      Excluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".