quarta-feira, 9 de março de 2016

Fundos de Pensão: Crise adia embate final sobre mudancas na governanca de fundos de pensão estatais para depois da Páscoa


Com o clima político conflagrado, os líderes de partidos governistas e da oposição acharam prudente deixar para depois o embate definitivo sobre as novas regras de governança de entidades fechadas de previdência patrocinadas por estatais (fundos públicos de pensão). 

O projeto, de autoria do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), foi aprovado na manhã desta quarta-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, por acordo e votação simbólica. A votação final no plenário pode ficar para abril. 

O governo cedeu e permitiu que os conselheiros independentes sejam escolhidos por uma empresa especializada que fará analise de currículos, como queria a oposição. Já o PSDB aceitou que conselheiros independentes não poderão assumir as presidências dos conselhos deliberativo e fiscal, como queria o PT. 

No plenário, não haverá consenso. O governo vai insistir em retirar o pilar do projeto do texto, que é a proibição para que pessoas com atividades político-partidárias ingressem nas diretorias dos fundos. O PT também é contra a exigência de curso superior para conselheiros e o prazo de um ano de quarentena para que eles possam voltar a atuar na política.

Fonte: Glamurama (09/03/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".