terça-feira, 31 de maio de 2016

Anapar elege nova diretoria e define plano de defesa não só de participantes de fundo de pensão


Anapar: Nova diretoria 
Anapar elege nova diretoria e define plano de lutas 
Ameaças concretas a conquistas sociais, ao sistema de previdência complementar e aos direitos dos participantes e assistidos de fundos de pensão exigem ações imediatas 
No mês em que completa 15 anos de existência, a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) reuniu, em Belo Horizonte, cerca de 400 associados no XVII Congresso Nacional e elegeu, em Assembleia Geral Ordinária, diretoria para o triênio 2016-2019. Nos dois dias do evento, houve intenso debate sobre o futuro da previdência social e complementar, investimentos de fundos de pensão, papel dos participantes nas entidades, entre outros temas. 
A Seguridade Social está no centro do debate político atual. A intenção do governo interino é clara: a extinção do Ministério da Previdência mostra que a lógica passa a ser financeira e não social. A falácia do déficit da previdência justificará aumento da idade mínima, equiparação de idade entre homens e mulheres para 65 anos, redução do teto da aposentadoria e limitação de benefícios para trabalhadores rurais, entre outras ações que resultarão em perdas de conquistas sociais importantes. 
No campo da previdência complementar, o objetivo principal é a transferência dos recursos dos participantes de fundos de pensão - cerca de R$ 700 bilhões - para o setor financeiro, privilegiando o lucro dos bancos. O impacto para os participantes das entidades fechadas de previdência complementar será intenso. A estratégia de investimentos poderá retornar a velhas diretrizes. Não podemos deixar que nossos direitos, conquistados com muita luta e mobilização, sejam usurpados. 
A luta em defesa da Previdência Social é permanente, e se intensifica com a extinção do Ministério, por isso, a Anapar integrará a Frente Brasil Popular, para lutar ao lado de outras entidades de classe e associativas. No dia 30 de maio, próxima segunda-feira, estará no lançamento das frentes parlamentares em Defesa da Previdência e em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores, com as quais atuará em conjunto. 
Durante o XVII Congresso, foi definido o plano de lutas, que inclui: a criação de um grupo de monitoramento e debate da conjuntura previdenciária, com objetivo de encaminhar ações definitivas nos diversos fóruns; a ampliação da luta contra o PLC 268/2016, em tramitação na Câmara dos Deputados, que limita a representação dos participantes e assistidos nos fundos de pensão, incorporando a defesa da previdência pública e ao retorno do Ministério da Previdência; a elaboração de um abaixo-assinado, incluindo meio eletrônico, ampliando para outros setores da sociedade, para a manutenção do Ministério; a intensificação do debate com parlamentares, descentralizando as atividades para estados e municípios, com audiências públicas nas câmaras municipais e assembleias legislativas; o estudo, com assessorias jurídicas, da viabilidade do ingresso de medidas judiciais que questionem a extinção do Ministério da Previdência e a legalidade do PLC 268/2016; a realização de um seminário, no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), no dia 15 de junho, para debater o projeto de lei e dialogar com formadores de opinião. 
Conheça a diretoria eleita para o triênio 2016/2019 
Diretoria Executiva 
Presidente - Antônio Bráulio de Carvalho - Funcef 
Vice-Presidente - Cláudia MuinhosRicaldoni - Forluz 
Diretor de Administração e Finanças - Jeová Pereira de Oliveira - Faceb 
Diretor de Imprensa e Divulgação - Francisco A. de Oliveira Silva - Petros 
Diretor de Seguridade - José Altair Monteiro Sampaio - Funbep 
Diretor de Planos, Convênios e Eventos - Eva Beatriz Teixeira Correa - Fundação Atlântico 
Coordenador da Regional I (PR-SC) - Ulisses Kaniak - Fundação Copel 
Coordenador da Regional II (SP) - José Ricardo Sasseron - Previ 
Coordenador da Regional III (RJ) - Roquiran Miranda Lima - Prece 
Coordenadora da Regional IV (MG-ES) - Patrícia Falci Mourão - Fundação Libertas 
Coordenador da Regional V (BA-SE-AL) - Eduardo da Silva - Faceal 
Coordenadora da Regional VI (PE-PB-RN-CE-PI-MA) - Joelbia Maia Bezerra Chaves - Faelce 
Coordenador da Regional VII (PA-AP-AM-RR-AC-RO) - Sérgio Luiz Trindade - Capaf 
Coordenador da Regional VIII (DF-GO-TO-MT-MS) - Geraldo Estêvão Coan - Fundação Atlântico 
Coordenador da Regional IX (RS) - Claudete Genuino Maroco - Fundação Banrisul   (Boletim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".