segunda-feira, 9 de maio de 2016

Fundos de Pensão: Reunião do CNPC é desmarcada e Abrapp diz que sistema de previdência complementar está paralisado


A reunião do Conselho Político de Previdência Complementar (CNPC), que estava marcada para ocorrer amanhã, dia 10 de maio, em Brasília, foi desmarcada em virtude das indefinições do cenário político. Para o superintendente da Abrapp, Devanir da Silva, esse cancelamento preocupa. “Era uma reunião estratégica, é preocupante que tenha sido desmarcada”, diz. “Estamos em meados do ano e o órgão formulador da política de previdência complementar até agora não se reuniu”.

O comunicado de cancelamento foi enviado aos órgãos participantes, entre eles Previc, SPPC, SPS, Abrapp, Anapar e representantes dos ministérios da Previdência, Fazenda e Planejamento.

Para Devanir, hoje a previdência complementar vive uma situação de paralisia. E a responsabilidade não pode ser atribuída aos atuais ocupantes de posições de mando nos órgãos do sistema, como a Previc ou a Secretaria de Política de Previdência Complementar (SPPC). “As propostas existem e os dirigentes desses órgãos se empenham em produzir avanços, mas não adianta”, afirma. “Hoje vivemos o pior dos mundos, que é esse impasse político que paralisa qualquer iniciativa”.

Ainda de acordo com Devanir, “o modelo de previdência brasileiro precisa de uma revisão que devolva um papel relevante à previdência complementar, mas para isso é preciso rediscutir a previdência e remodelar o sistema”. O superintendente da Abrapp acha que, sem medidas de estímulo à previdência complementar o sistema irá manter, e talvez até acentuar, a tendência atual que é de “rolar ladeira abaixo”.

Enquanto isso, Carlos Alberto de Paula foi nomeado pelo ministro do Trabalho e da Previdência Social, Miguel Rossetto, membro do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), sendo conselheiro titular representante da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC). Já como suplente foi reconduzido Paulo Cesar dos Santos, diretor da SPPC.

O ministro também designou Esdras Esnarriaga Júnior para exercer a função de conselheiro titular no CNPC como representante da Previc. Esdras atua como diretor de administração do órgão. Seu suplente no CNPC permanecerá sendo Carlos Marne Dias Alves, diretor de análise técnica da Previc.
Fonte: Investidor Institucional (09/05/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".