segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Fundos de Pensão: PREVIC dá a largada para as Certificações Financeiras dos Conselheiros e Dirigentes de Fundos de Pensão


A PREVIC - Entidade Fiscalizadora do Sistema de Previdência Fechada Complementar tornou pública a Resolução nº 28/2016 que normatiza o processo para certificação de Conselheiros, Técnicos e Dirigentes das EFPC - Entidades Fechadas de Previdência complementar, popularmente conhecidas como "Fundos de Pensão".

O sistema de Previdência Fechada Complementar compõe o sistema previdenciário Brasileiro, constituindo-se numa relevante ferramenta para a segurança financeira do trabalhador na melhor idade, que ao deixar o mercado de trabalho, mantém ou amplia seu padrão e qualidade de vida e ao mesmo tempo transformou-se num grande funding (fonte de recursos) para financiamento da economia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, ampliando a capacidade de investimentos do Brasil para o crescimento econômico.

Segundo os dados disponíveis no sítio da SPC - Secretaria de Previdência Complementar, no Brasil, os planos das EFPC (Previdências Fechadas) possuíam em dezembro de 2014 ativos na ordem de R$ 698,7 bilhões, correspondente a 12,66% (doze virgula sessenta e seis por cento) do PIB - Produto Interno Bruto. Ao projetarmos estes dados mantendo a mesma correlação investimentos versus PIB, para o PIB Brasileiro de R$ 5.943,3 bilhões acumulado nos últimos doze meses até março de 2016, estimamos um valor de 751,52 bilhões em investimentos neste sistema previdenciário. Este patrimônio coloca o Brasil como o oitavo maior mercado mundial neste tipo de segmento.

Devido ao enorme potencial deste mercado previdenciário, foi identificado pela Instituição Reguladora, a PREVIC, a necessidade de melhoria contínua na qualificação da formação profissional da Equipe Técnica, Conselheiros e Dirigentes dos Fundos de Previdência Fechados e para isto as certificações profissionais realizadas por entidades certificadoras de relevante competência técnica são fundamentais.

Em 19/08/2016, a Previc convocou reunião com as entidades certificadoras ANBIMA, IBGC, APIMEC e ICSS para definir os procedimentos do processo de certificação das EFPC. Conforme a IN Previc 28/2016, as certificações financeiras são condições relevantes para exercer cargos Diretivos ou dos cargos de Conselheiros nos Fundos fechados de Pensão.

O art. 3º da Instrução PREVIC 28/2016 determina que a certificação irá atestar, através de procedimento promovido por entidade certificadora autônoma indicada pela Previc, a comprovação dos critérios técnicos objetivos para se exercer determinada função ou cargo.

A Instrução Previc 28 no artigo 7º Inciso IV previa que a habilitação determinados cargos somente poderia ser concedida às pessoas que previamente estivessem certificadas.

No entanto, a art. 1º da Instrução 30, de junho de 2016 revogou o Inciso IV do art. 7º da instrução Previc 28/2016 e desta forma a certificação, apesar de exigível, deixou de ser condição para assunção de cargos, ampliando-se o prazo para que estes profissionais sejam certificados.

Assim, detentores do cargo de AEQT - Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado, Diretor de Investimentos ou outras atividades correlatas responsáveis pelos investimentos dos recursos das EFPC deverão possuir certificação CPA20 (Certificação Profissional ANBIMA - Série 20), CEA Anbima (Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA) e CGA (Certificação de Gestores ANBIMA), Profissional de Investimentos do ICSS ou CNPI da Apimec.

Para os demais membros da Diretoria-Executiva, do Conselho Deliberativo e/ou do Conselho Fiscal, poderão ser aceitas a certificação CPA10 (Certificação Profissional Anbima Série 10) e a certificação IBGC - Conselheiros.

O I.F.B. - Instituto de Formação Bancária com representação em 35 Polos Regionais de 22 Estados, lidera o mercado de formação para certificações ANBIMA CPA10, CPA 20 CEA Anbima .

Utilizando métodos educacionais inovadores no mercado de formação para exames certificatórios da Anbima e a disponibilização do conteúdo em formato intensivo compatível com a disponibilidade de tempo dos profissionais executivos, fez com que o I.F.B conseguisse taxas de aprovação média de seus alunos que superam 85% (oitenta e cinco por cento) e contribuiu para a certificação de mais de 3.800 (três mil e oitocentos) Profissionais entre e Técnicos e Assistentes Bancários, Gerentes e Gerentes Gerais e Gestores de RPPS (Previdências Municipais)

O treinamento preparatório do IFB já está em conformidade com as novas regras instituída pela C.V.M. - Comissão de Valores Mobiliários para Fundos de Investimentos (Instrução Normativa CVM 555).

O time de Facilitadores Educacionais do IFB é formado por Educadores Financeiros experientes, com larga expertise prática no mercado bancário e financeiro e longa experiência em sala de aula.

A dinâmica dos treinamentos do IFB - Instituto de Formação Bancária são no modelo intensivo, onde o aluno faz o exame utilizando o conteúdo que acabou de estudar e recebe todo o suporte do professor até o momento de sua aprovação. 
Pela manutenção de regularidade mensal na formação de turmas, o IFB disponibiliza o seguro reprovação para o caso de o aluno não vir a ser aprovado poderá participar de novas turmas sem pagar mais nada.

Para mais detalhes sobre certificações Anbima e locais de treinamento. Por favor, conheça o sítio do Instituto de Formação Bancária ou contate-nos pelo telefone 4004-0435 ramal 4505 (custo de ligação local), e-mail: contato@ifb.net.br.

Fonte: Terra (29/08/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".