terça-feira, 13 de setembro de 2016

Fundos de Pensão: Dois nomes na disputa pela Abrapp, Luís Ricardo, da OABPrev-SP, e Pimentel, da Atlântico e ex Sistel, geram mal estar na entidade


As eleições para a presidência da Abrapp, que este ano pareciam encaminhar-se para uma chapa de consenso em torno do nome do presidente da OABPrev-SP, Luís Ricardo Marcondes Martins, ganham um novo postulante e agora podem ir à disputa. O nome do presidente da Fundação Atlântico e ex-presidente da Abrapp, Fernando Pimentel, surgiu nas últimas semanas lançado principalmente por fundações do Nordeste. 


Pimentel já foi presidente da Abrapp por dois mandatos, sendo eleito para o primeiro em 2001 e reeleito para o segundo em 2004, que terminou em 2007. Naquele ano, como o estatuto da Abrapp havia sido alterado para permitir a fusão com o Sindapp e o ICSS, Pimentel lançou novamente seu nome justificando que não se trataria de um terceiro mandato, mas do primeiro da nova entidade que estava sendo criada sob o novo estatuto. A oposição, na época liderada principalmente por Guilherme Lacerda, da Funcef, Wagner Pinheiro, da Petros, e Jarbas de Biagi, do Banesprev, não aceitou a justificativa e vetou o nome. Depois de uma virulenta batalha, na qual não faltaram ameaças das grandes fundações de deixar a Abrapp e criar uma entidade paralela se Pimentel viesse a ser confirmado na presidência da entidade, sua candidatura foi retirada e surgiu o nome de José de Souza Mendonça como um candidato de entendimento. Aceito pela oposição, Mendonça foi eleito e dirigiu a Abrapp por dois mandatos. 

O segundo mandato de Mendonça terminou em 2013, ano em que Pimentel tentou novamente a eleição. Novamente a oposição vetou seu nome e as grandes fundações ameaçaram deixar a entidade se sua candidatura se confirmasse. Algumas, como a Funcef, chegaram a encaminhar pedido de cancelamento do quadro de associados. Mais uma vez o nome de Pimentel foi retirado da disputa e mais uma vez um nome de compromisso surgiu, na figura de José Ribeiro Pena Neto, da Forluz, que foi aceito pela oposição e eleito. Ribeiro teria direito a reeleição neste ano, mas descartou essa possibilidade, abrindo espaço para o nome de Luís Ricardo Marcondes Martins, da OABPrev-SP. 

Parecia ser uma candidatura de consenso, mas novamente o nome de Pimentel está na disputa. 
Diferente do que ocorreu nos anos anteriores, dessa vez as grandes fundações, que por duas vezes conseguiram bloquear a volta de Pimentel à direção da Abrapp, não devem ter a mesma influência. Com a mudança de governo, parte do grupo que as comandava foi enfraquecido e alguns dirigentes estão afastados e no momento às voltas com acusações de irregularidades lançadas pela operação Greenfield, da Polícia Federal. 
A situação atual deve confirmar o Congresso da Abrapp, que este ano ocorre em Florianópolis, entre os dias 12 e 14 deste mês, como um importante palco para conversas, acordos e ajustes de candidaturas e chapas. Após o Congresso ocorrerá a convocação das eleições, que deve ser feita até o dia 20 de setembro, e a apresentação das chapas, até a 1ª semana de novembro. Em dezembro ocorrerão as eleições. 

Fonte: Agência Investidor Online (12/09/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".