segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Fundos de Pensão: Ex-presidente da Brasil Telecom é multada por irregularidades que beneficiaram o Opportunity e prejudicaram fundos de pensão


A ex-presidente da Brasil Telecom, Carla Cico, foi multada em R$ 1,1 milhão pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por realizar, entre 2004 e 2005, operações de contratação de serviços supostamente a favor de interesses do Opportunity, um dos controladores da empresa de telecomunicações na época.

O Opportunity era um dos investidores da Brasil Telecom junto com fundos de pensão. Na época, havia uma disputa entre a empresa e as fundações, que culminou na troca de diretoria da Brasil Telecom.
No julgamento, a CVM investigou acusações de que a empresa de telecomunicações, sob o comando de Carla Cico, teria contratado a Kroll para investigar pessoas ligadas a Telecom Itália e integrantes do governo brasileiro, servindo aos interesses do Opportunity. A empresa teria ainda contratado a NERA, a FTI com o mesmo propósito.

Além da multa aplicada à ex-presidente da empresa, a autarquia condenou o diretor financeiro da Brasil Telecom, Paulo Pedrão Rio Branco, por também ter representado a Brasil Telecom na celebração dos contratos. A multa para o executivo é de R$ 400 mil. Além disso, aos membros do conselho de administração e do conselho fiscal da Brasil Telecom na época receberam advertência por violação do dever de diligência.

Fonte: Investidor Institucional (23/09/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".