quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Aposentadoria: Expectativa de vida do brasileiro sobe para 75,5 anos, diz IBGE. Novos benefícios INSS serão reduzidos


A Expectativa de vida é um indicador é usado nos cálculos de aposentadoria

A expectativa de vida do brasileiro de ambos os sexos ao nascer passou de 75,2 anos em 2014 para 75,5 anos em 2015, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O aumento, embora pequeno, mantém a tendência de crescimento da taxa por anos consecutivos.
Em 2011, a esperança de vida do brasileiro era de 74,1 anos; em 2012, 74,6 anos; em 2013, 74,9 anos. Os dados estão na Tábua Completa de Mortalidade, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, dia 1º. 
O detalhamento do documento será feito pelo IBGE na manhã desta quinta pela internet. Os dados apresentam as expectativas de vida às idades exatas até os 80 anos, trazendo informações por sexo e localidades. 

A Tábua de Mortalidade é usada como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social, o que causará a redução dos benefícios de aposentadoria do INSS.

As aposentadorias por tempo de contribuição solicitadas a partir de hoje ao INSS serão calculadas com base em novo fator previdenciário, menos vantajoso. 
Como acontece todos os anos, o fator é atualizado com base na expectativa de vida da população, calculada pelo IBGE. 


Fonte: Agência Estado, Folha e Aposentelecom (01/12/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".