domingo, 11 de dezembro de 2016

INSS: Enquanto secretário da Previdência preparava reforma, reunia-se constantemente com mercado financeiro e quase nada com aposentados e trabalhadores


Agenda de secretário da Previdência é dominada pelo mercado financeiro

Enquanto gestava a reforma previdenciária, Marcelo Caetano privilegiou bancos, empresas privadas, entidades patronais e recebeu até o MBL

Durante o período de gestação da reforma previdenciária, o secretário da Previdência Social, Marcelo Caetano, dedicou sua atenção ao mercado financeiro, empresas privadas e representantes patronais e menos aos trabalhadores.


Levantamento de Carta Capital mostra que, dos 70 compromissos publicados na agenda de Caetano desde que assumiu o cargo, em 21 de julho, 21 foram com representantes de bancos, fundos de pensão e fundos de investimento e três com organizações patronais.

A pesquisa desconsiderou despachos internos e foi feita com base na agenda pública de Caetano, disponível no site do Ministério da Fazenda, ao qual a secretaria é ligada.

Entre os bancos, o JP Morgan foi quem ocupou a maior parte da agenda de Caetano – foram três reuniões e uma participação em evento. O Bradesco foi recebido três vezes, sendo que numa delas estavam também representantes do fundo de investimento Wellington Management.

O ministro ainda reuniu-se três vezes com Santander, uma com o Itaú, e uma com BBM. Entre os fundos de investimentos aparecem a XP investimentos e as norte-americanas Pimco e GAP Asset Management.

Os encontros do secretário com organizações patronais superam os feitos com trabalhadores. Foram três. Em 5 de  agosto, estava na genda do secretário uma reunião com representantes de confederações patronais. Duas semanas depois, no dia 18, com a Confederação Nacional da Indústria, e no dia 21 de outubro, com a Fiesp.

Em 6 de outubro, aparece na agenda do secretário uma reunião com o Movimento Brasil Livre (MBL), movimento de direita que apoiou o impeachment da então presidente Dilma e presta consultoria a Michel Temer.

Somente em 5 de dezembro, na véspera do apresentação da proposta de reforma da previdência o secretário reuniu-se com as centrais sindicais. A palavra trabalhador não aparece em nenhum dos compromissos de Caetano.

Confira o levantamento dos compromissos de Marcelo Caetano entre julho e dezembro de 2016 neste link

Fonte: Carta Capital (09/12/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".