terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Planos CPqD: APOS emite comunicado informando que Sistel autorizou patrocinadoras do plano Inovaprev a não contribuirem por 12 meses, mas participantes não serão prejudicados


Segue íntegra do comunicado:

"Caros associados, 

Na newsletter de 20/10/2016, a APOS informou sobre a decisão da diretoria da Sistel, aprovada na REDEL (REunião do conselho DELiberativo) de junho de 2016, para a utilização de parte do saldo do Fundo de Cobertura de Risco (FCR) do InovaPrev para abatimento das contribuições das patrocinadoras daquele plano, pelo período de 12 meses (13 parcelas), sem possibilidade de prorrogação.


Depois de muitos debates, tendo em vista que a APOS alertou a Sistel que nem todos os recursos alocados naquele momento no FCR para este abatimento eram de origem exclusiva da patrocinadora do InovaPrev, a Sistel acatou nossas revindicações, reduzindo parte daquele montante e ajustando-o somente a valores efetivamente pertencentes à patrocinadora. Com isto, a Sistel já iniciou o uso do FCR para o abatimento das contribuições das patrocinadoras desde novembro deste ano.

Segundo a Sistel, a nova margem de segurança estatística do FCR, descontados o valor alocado equivocadamente e esses novos valores de abatimento, reduziu-se de 99% para 98%, lembrando que este fundo previdenciário, de responsabilidade das patrocinadoras e autopatrocinados, destina-se a cobrir riscos de invalidez e pensão por morte, mas só depois que as contas individuais dos requerentes se esgotarem. O FCR foi constituído somente por recursos migrados do CPqDPrev e posteriormente foi corrigido pela valorização do InovaPrev, mas deve ser custeado por um % das contribuições dos autopatrocinados e das cinco patrocinadoras CPqD, porém devido a sua folga (possivelmente por terem migrado mais recursos que o necessário), não houve necessidade de qualquer contribuição desde sua criação.

Cabe esclarecer que os aportes mensais das contribuições normais das patrocinadoras nos próximos 11 meses seguirão existindo e depositados nas respectivas contas CPI dos participantes do InovaPrev, com a diferença que, em vez de serem custeados pelas patrocinadoras, serão transferidos desde o Fundo previdenciário Cobertura de Riscos (FCR).


Desta forma, nenhum participante ativo ou assistido será prejudicado na sua acumulação mensal de cotas do plano, pois tanto patrocinadoras (autopatrocinados inclusive), como participantes, seguirão aportando normalmente estas cotas ao plano.

Outras dúvidas levantadas pela APOS,relativas a recursos migrados do plano CPqDPrev ao InovaPrev, em fevereiro de 2014, seguem ainda pendentes por parte da Sistel e tão logo tenhamos mais informações enviaremos aos nossos associados.

A Diretoria da APOS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".