terça-feira, 6 de dezembro de 2016

TIC: Primeiro satélite militar brasileiro está pronto e será lançado em março


O primeiro satélite militar do Brasil está pronto e tem previsão de lançamento para o dia 21 de março de 2017. De acordo com o Ministério da Defesa, o equipamento será importante para levar banda larga a áreas remotas do país e melhorar a comunicação do exército.

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) seguirá a rotação do planeta para estar sempre cobrindo o território brasileiro. Ele foi desenvolvido pela empresa francesa Thales Alenia Space e recebeu investimentos de R$ 2,1 bilhões em um projeto feito em parceria entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.


Uma comitiva de membros do governo brasileiro foi à França visitar o local em que o satélite foi montado, incluindo o ministro da Defesa, Raul Jungmann. Lá, o satélite também passou pelas últimas fases de testes, envolvendo os sistemas de telecomunicações e de telecomando.

Previsão de lançamento

O equipamento será transportado da França para o Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, de onde será lançado pelo foguete Ariane 5, um lançador descartável que leva satélites artificiais ao espaço desde 1997.
Ainda segundo o ministério, o dispositivo vai operar nas bandas X e Ka, sendo a primeira uma faixa de frequência para uso militar e a segunda responsável por ampliar a oferta de banda larga da Telebras.
Cerca de 60 pessoas, incluindo membros das Forças Armadas e funcionários da Telebras vão começar a usar simuladores para testar a operação do satélite a partir de janeiro do próximo ano. Eles estão passando pelas últimas fases do treinamento necessário.

Fonte: Tecmundo e Ministério da Defesa (05/12/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".