quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Planos CPqD: Rentabilidade de dezembro e no ano de 2016 dos planos da Sistel e um comparativo com o mercado


Enquanto os dados completos de dezembro e do fechamento de 2016 dos planos da Fundação Sistel não são oficialmente divulgados e aprovados pelo Conselho Deliberativo, foi conhecida hoje a rentabilidade dos planos Sistel atrelados a Fundação CPqD e suas empresas coligadas.

Os dados divulgados sobre a rentabilidade encontram-se na planilha abaixo:


Observamos que a rentabilidade dos planos da Sistel em 2016 variou entre 12,3% (CPqDPrev e PBS-CPqD) e 16,9% (PBS-A). O InovaPrev rendeu 13,2% e o PAMA 13,6%.

Com relação as metas internas de rendimento dos planos Sistel em 2016 (10,63%, exceto o PBS-CPqD com 11,91%), todas foram alcançadas, alem de todos planos estarem equilibrados (ativos suficientes para pagar todos seus benefícios de longo prazo).

Mas numa comparação com o mercado, verificamos que o CDI e a Selic renderam 14%, enquanto a rentabilidade média de todos planos de fundos de pensão renderam 14,86% em 2016, segundo a Abrapp. 

Conforme já havíamos informado nesta postagem, na Sistel somente o plano PBS-A apresentou um ótimo desempenho e ficou com rentabilidade superior a média de todos outros planos do segmento de previdência fechada. Alem disso fechou 2016 com a formação de uma Reserva Especial a ser distribuída futuramente entre assistidos e patrocinadoras, mas numa proporção totalmente desconhecida de todos.

Tão logo os dados relativos ao equilíbrio, reserva matemática, fundo previdenciário, sobras/ excessos e população de cada plano da Sistel sejam divulgados, completaremos a planilha acima para nossos leitores Sistelados.

Um comentário:

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".