quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Comportamento: Saiba como consultar as contas inativas do FGTS


São muitas as maneiras de consultar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) se você está pensando na liberação dos recursos de contas inativas, prometida para março.  Os valores podem ser consultados pelo site, e-mail, aplicativo, mensagem de celular ou pessoalmente.


O Governo Federal vai permitir o saque de todo o dinheiro de contas que deixaram de ter depósitos do empregador até 31 de dezembro de 2015. Como 10,2 milhões de pessoas terão direito a retirar o dinheiro, com saques podendo chegar a R$ 30 bilhões, o presidente Michel Temer  espera movimentar a economia.

Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o dinheiro será liberado de março a julho, em ordem conforme o mês de aniversário do trabalhador. O cronograma de saques ainda não está definido e deve ser anunciado pela Caixa Econômica Federal no mês que vem.

Então, é bom se inteirar quanto aos seus direitos e checar quanto você tem de FGTS represado. Contas inativas são aquelas que deixaram de ter depósitos da empresa em razão da rescisão do contrato de trabalho (se você pediu demissão ou foi demitido).

O jeito mais fácil de fazer a consulta é entrar no site da Caixa. Com Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e senha (dá para cadastrá-la na hora) em mãos, é possível ver o saldo e o histórico de depósitos de cada empresa na qual você trabalhou com carteira assinada.

No site, dá para requisitar o envio das informações por e-mail e até por mensagens de texto no celular. Outra opção para smartphones é usar o aplicativo do FGTS, disponível para todos os sistemas operacionais. 

Como consultar:

- Pessoalmente: em agências ou postos de atendimento da Caixa Econômica Federal.

- Pela internet: no site da Caixa (www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts).

- Pelo celular: no aplicativo para smartphone disponível para download em qualquer sistema operacional.Na loja de aplicativos do seu celular (Google Play, App Store e Windows Store), baixe gratuitamente o aplicativo do FGTS, da Caixa Econômica Federal.

- Por SMS: pela internet dá para pedir para receber mensagens de texto no celular sobre os depósitos mensais. Basta acessar ‘serviços no celular’.

- Por e-mail: pela internet dá para requisitar o envio das informações por e-mail. Basta acessar ‘extrato por e-mail’ no site.

Fonte: PrevTotal (30/01/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".