quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

TIC: Satelite da Telebras sera' lancado dia 21 de marco


Segundo o presidente Antonio Loss, haverá cinco centros de controle do satélite. Ele negou que a EMC tenha ganhado de novo a licitação das estações terrenas e disse que o vencedor será conhecido "em breve"

O lançamento do satélite da Telebras está programado para o dia 21 de março, na base de Kourou, na Guiana Francesa, informou hoje, o ministro da Ciência, Tecnologia Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, alertando que há sempre uma “janela” do tempo que poderá alterar a data.

O ministro disse ainda que o modelo de negócios do satélite estatal estará pronto até o dia 20 de março, e que terá “papel importante no contexto das políticas públicas”.  Hoje, os representantes do governo foram à antena terrestre do satélite em Brasília.

Cinco Centros de Controle
Conforme o presidente da Telebras, Antonio Loss, a empresa venderá capacidade de banda larga com o satélite. Ele disse que serão instalados cinco centros de controle – em Brasília (DF), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ)  e Salvador (BA) – para que o satélite tenha o máximo de redundância possível.

O executivo ressaltou que 30% da capacidade do satélite já está contratada por Exército, Aeronáutica e Marinha,  que irão utilizar a banda X (exclusiva das Forças Armadas). Segundo o Tenente Willian, da Aeronáutica, o controle do satélite será feito pelos militares e pelos servidores da Telebras. Esses centros, disse ele, serão construídos em terrenos cedidos pelas três forças.

Conforme Loss, o satélite da Telebras irá oferecer a mesma capacidade para todo o território brasileiro, pois o objetivo é fomentar a internet. Ele disse que a venda de capacidade não será feita diretamente ao pequeno provedor, mas esses operadores terão acesso às ofertas de forma indireta.

Loss negou que a EMC tenha ganhado, pela segunda vez, a licitação das antenas, depois de anulação da primeira licitação pelo TCU, conforme rumores do mercado. Ele disse que a empresa vencedora será anunciada em breve. Mas que essa empresa não irá fornecer os gateways, que serão contratados em nova licitação.

Fonte: TeleSintese (09/02/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".