quinta-feira, 30 de março de 2017

Fundos de Pensão: Rentabilidade da carteira de investimentos em janeiro e uma comparação com a Sistel


Rentabilidade média das carteiras de investimento das fundações foi de 1,40% em janeiro 


A rentabilidade média das alocações dos fundos de pensão no mês de janeiro último foi de 1,40%, incluindo as carteiras de Petros e Funcef, e de 0,88% quando essas duas fundações foram excluídas do cálculo.


O resultado foi apurado pela revista Investidor Institucional com base em médias consolidadas fornecidas por consultorias e grandes fundações e passará a ser publicado mensalmente pela revista, sempre na última página da sua edição impressa. 

Contribuíram para esse levantamento as consultorias Aditus e Lockton, além das fundações Petros e Funcef, que forneceram as médias consolidadas de suas carteiras de alocação e rentabilidade. Optamos por apresentar os resultados em duas versões, com e sem a presença das duas grandes fundações, por entender que suas carteiras diferem bastante das carteiras das médias e pequenas fundações reportados pelas consultoria. A Previ também estuda compartilhar seus resultados para este levantamento e, nesse caso, seus resultados também serão tratados separadamente. Outras consultorias também estudam compartilhar suas médias consolidadas, dando mais musculatura ao levantamento. 

Este levantamento foi feito a partir de carteiras consolidadas que somaram R$ 284,36 bilhões. A rentabilidade média das carteiras ALM (basicamente NTNBs) foi de 1,17% e 0,99%, respectivamente com Petros e Funcef (c/PF) e sem Petros e Funcef (s/PF). Nas carteiras de Renda Fixa CDI a rentabilidade média foi de 1,09%, tanto c/PF quanto s/PF; nas carteiras de Renda Fixa Inflação a média foi de 1,34% e 1,37%, respectivamente c/PF e s/PF; nas carteira de Renda Variável Ativa a média foi de 3,20% e 1,54%, c/PF e s/PF; nos Multimercados EFPC a média também coincidiu em 7,20%, tanto c/PF quanto s/PF; nos Multimercados Estruturados a média foi de 2,15%, também tanto c/PF quanto s/PF; nos FIPs a média foi de  0,03% e 0,07%, c/PF e s/PF; nos Fundos Imobiliários (FII) a média foi de 0,08% e 0,02%, c/PF e s/PF; e em Investimentos nos Exterior a média também coincidiu em 0,66% para carteiras c/PF e s/PF (ver quadro). 

Os 11 indicadores do levantamento são os mais comuns e os mais utilizados pelas EFPCs. Alguns tipos de alocação, como empréstimos a participantes e imóveis de uso próprio foram deixados propositalmente de fora do estudo. Acreditamos que um acompanhamento mensal e regular das alocações e rentabilidades desses ativos contribuirá para ampliar a transparência do sistema. 

Fonte: Investidor Institucional (29/03/2017)

Nota da Redação: Para comparar a rentabilidade de janeiro dos planos da Sistel, consulte este link
A melhor rentabilidade naquele mês foi do plano InovaPrev com 1,32% enquanto a menor foi do PBS-CPqD com 0,94%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".