segunda-feira, 3 de abril de 2017

Sistel: Desabafo de um assistido da Sistel e militante voluntário pelos direitos dos participantes


Antes de sair de férias achei por bem deixar público meu desabafo lançado esses dias junto a outros militantes que pregam a defesa dos direitos dos participantes de planos da Sistel:


"Sinceramente, essa questão da cisão do PBS ocorrida em 1998, de voltar ao antigo plano PBS e outras coisas do passado já não colam mais hoje em dia.
Acho importante juntarmos forças para os problemas mais atuais e os que veem por aí como perda de direitos, falta de cumprimento das obrigações dos patrocinadores e falta de acompanhamento e fiscalização sobre nossos planos.

Hoje em dia a justiça e os órgãos administrativos só julgam ou decidem em função de premissas econômicas. Agora então que toda área da previdência complementar foi para a fazenda, decisões com viés econômico pesarão mais ainda. Fica difícil pleitear direitos passados, de mais de 10 anos atras, ainda mais de planos que hoje apresentam altos superavits, enquanto a maioria dos planos, se estiverem no zero a zero, já está muito bom.

Nossas forças devem estar concentradas no acompanhamento dos superavits mais atuais, na sua destinação e na sua aplicação, pois a situação está braba e tem muita gente de olho em dinheiro que fica sobrando e, principalmente, sem destino definido. Fiscalizar e acompanhar tudo isso é o maior desafio que temos pela frente e ninguém melhor que nós mesmo, participantes e engajados nesta causa, para fazer isso.

Uma coisa que aprendi esses dias é que conselheiro da Sistel, tanto faz se for designado, eleito ou até suplente, tem acesso a toda informação que necessite, desde que demonstre esse interesse, tenha conhecimento de causa e saiba como formular nossas dúvidas. Acho que falta exercitarmos este lado de acompanhamento do dia a dia de nossos planos e também de gente para fazer isso. Se não fizermos isso agora e se não prepararmos gente para faze-lo no futuro, não sobrará ninguém para defender nossos planos e nossos beneficiários.

Parabéns a militantes como o Rubens Tribst, um verdadeiro Guerreiro, mas pena que nos faltem outros guerreiros nas novas frentes que estão se abrindo por todos os lados."

Abraços a todos e até a volta, em maio.
Joseph Haim (03/04/2017)

3 comentários:

  1. Maria Bernadete de Oliveira17 de abril de 2017 às 08:35

    Bom dia a todos os assistidos da Sistel. Gosto muito de ler o que nosso colega aposentado em telecomunicações tem publicado. Fico indignada com a falta de respeito com o ser humano que lutou com dignidade uma vida inteira e na hora de desfrutar de seus direitos são tratados como um qualquer como se tudo que conquistou com seu esforço não vale nada. É verdade que devemos lutar pelo momento atual mas não significa que devemos entregar o que nos pertence porque o tempo passou. O ter direito não morre o que é meu continua sendo toda a vida. Precisamos fazer valer o nosso direito sempre. Vamos lutar sem medida para reaver o que nos pertence até o fim da vida, vamos ficar atentos aos que administram nossos bens e cobrar com muita garra, não podemos continuar nos enganando com conversa bonita porque a vida é pra ser bem vivida e não enganada. Vamos a luta.

    ResponderExcluir
  2. E Haim,é muita verdade ao mesmo tempo, ainda mais com o comentário da nossa colega Ma.Bernadete,estamos cada dia mais sufocados,precisamente no momento em que mais precisamos e precisaremos, devido a nossa idade. A cada dia esta esta empresa do NOSSO plano de saude nos suga cada vez mais, nos cobra cada vez mais, a cada dia temos menos direito de tudo que nós construimos, as vezes , desespero, diante de tanto pouco caso,de TANTA TAPEAÇÃO,de tanta surrupiação, é o desespero.Se não tomarmos alguma providencia ainda este ano, com certeza,a sistel, com letra minúscula mesmo, vai nos expulsar, este é o termo exato, e vão ficar com o nosso patrimonio, sem FAZER NADA, essas coisas nos cansam interminantemente, será que não terão fim?Devíamos programar uma marcha sobre a sistel em Brasilia, antes que seja muito tarde, queria ter pelo menos um terço da força e persuasão do nosso querido companheiro Rubens Tribst, um abraço a todos,Mauricio.






    ResponderExcluir
  3. PARTE PEGARAM NA CISÃO, MAIS UMA PARTE NO PLANO DE SAÚDE! NÃO ADIANTA FICAR DE NHEM NHEM NHEM, SÓ PODEMOS GANHAR AMPARADOS NA LEI, EM PROCESSOS ADMINISTRATIVOS OU JUDICIAIS, NENHUMA PATROCINADORA VAI VIRAR BOAZINHA! A JUSTIÇA É LENTA E NÃO PODEMOS DESISTIR DOS NOSSOS DIREITOS! PASSADOS OU PRESENTES POIS É TUDO A MESMA COISA OS DIREITOS PRESENTES SÃO OS DIREITOS PASSADOS QUE NÃO NOS FORAM SUBTRAIDOS AINDA.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".