sexta-feira, 5 de maio de 2017

TIC: Nova série gratuita de webinars do CPqD desmistifica a tecnologia Blockchain e uso da moeda virtual Bitcoin

A tecnologia Blockchain, criada com o objetivo de viabilizar o funcionamento da criptomoeda Bitcoin, vem despontando como a novidade do momento no cenário das Tecnologias da Informação e Comunicação. Por isso, o CPqD escolheu esse tema para sua próxima série de webinars, que começa neste mês de maio e será constituída de quatro apresentações – uma por mês.
“O objetivo é desmistificar a tecnologia Blockchain que, no curto prazo, poderá mudar o dia-a-dia das pessoas em relação à troca de valores e ao controle de diferentes ativos por intermédio da internet”, afirma José Reynaldo Formigoni Filho, gerente de Tecnologia de Segurança da Informação e Comunicação do CPqD, que fará a primeira apresentação da série. “Com esta iniciativa, também esperamos contribuir para consolidar a identificação de oportunidades e dos desafios associados ao Blockchain”, acrescenta.

Marcada para o dia 17, às 14 horas, a primeira apresentação da série terá o tema Tecnologia Blockchain: uma visão geral. “A intenção é abordar, de modo introdutório, assuntos como conceitos associados à tecnologia, áreas de aplicação promissoras, iniciativas de uso e as plataformas de desenvolvimento de aplicações, como a Hypeledger e Ethereum, que têm código aberto”, adianta Formigoni. Ele conta que o CPqD vem estudando essa tecnologia desde meados do ano passado e, de lá para cá, já analisou duas plataformas de desenvolvimento, iniciou um processo de parcerias visando a criação de aplicações baseadas em Blockchain. Além disso, vem desenvolvendo uma prova de conceito envolvendo essa tecnologia.
Os webinars da série sobre Blockchain serão gratuitos e terão 30 minutos de duração (cada um). Os interessados em participar da primeira apresentação devem fazer sua inscrição pelo endereço eletrônico: http://materiais.cpqd.com.br/webinar-tecnologia-blockchain-uma-visao-geral
Fonte: CPqD (05/05/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".