quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Fundos de Pensão: Comitê Estratégico de Supervisão da Previc realizou ontem sua primeira reunião


O Comitê Estratégico de Supervisão (COES), recentemente criado na estrutura da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), realizou nesta quarta-feira, 30 de agosto, sua primeira reunião. O COES analisou de forma prospectiva a situação do sistema de previdência complementar fechada, com destaque para os riscos de solvência, de liquidez, de crédito, atuarial e resultados, tanto para as Entidades Sistemicamente Importantes (ESI) quanto para o restante do segmento.

Com base nos fatores de risco identificados, o Comitê pode determinar ações para mitigar ou eliminar os eventuais riscos, contemplando desde procedimentos de monitoramento e de fiscalização até medidas regulatórias.

Entre as medidas discutidas, destacam-se a regulamentação dos trabalhos de auditoria externa nas entidades, a criação do Comitê de Auditoria para as ESI, a alteração da norma que dispõe sobre a aplicação dos recursos garantidores das entidades (Resolução CMN nº 3.792/2009) e a introdução de medidas prudenciais preventivas. Outro tema de discussão foi o impacto no segmento, em situações similares, das manifestações de órgãos de controle sobre paridades contributivas. O Comitê também aprovou as informações que serão divulgadas no Relatório de Estabilidade de Previdência Complementar (REP), a ser publicado em outubro.

A iniciativa aprimora o modelo de Supervisão Baseada em Risco e faz parte do pilar “Supervisão Prudencial” do Plano de Ação 2017-2017.

O Comitê é composto pelos membros da Diretoria Colegiada e pelo Coordenador Geral de Inteligência e Gestão de Riscos, Lúcio Rodrigues Capelletto. Os membros da Diretoria Colegiada da Previc são Fábio Henrique de Sousa Coelho, Diretor-Superintendente Substituto, Christian Aggensteiner Catunda, Diretor de Orientação Técnica e Normas Substituto, Sérgio Djundi Taniguchi, Diretor de Fiscalização e Monitoramento Substituto, Carlos Marne Dias Alves, Diretor de Licenciamento Substituto, e Rita de Cássia Correa da Silva, Diretora de Administração Substituta.

Fonte: Investidor Institucional e Previc (31/08/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".