sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Fundos de Pensão: Rombo na Funcef (Caixa) é alvo de protesto de participantes e assistidos


Empregados aposentados da Caixa Econômica Federal fazem manifestação hoje, em diversas cidades do País, em repúdio aos rombos na Fundação dos Economiários Federais (Funcef), fundo de pensão que gerencia a previdência complementar dos funcionários da Caixa. É o terceiro maior fundo de pensão do Brasil e um dos maiores da América Latina.

O movimento, que toma corpo de forma vigorosa entre os participantes da Funcef nasceu em decorrência de uma série de ações que um grupo de aposentados tem feito para defender os legítimos interesses das mais de cem mil famílias afetadas por essa situação de déficits bilionários no fundo. 

Os participantes já estão pagando a conta desses rombos e seu clamor é que “não aceitam pagar a conta cheia sem a conferência das comandas”. O anseio é que os investimentos deficitários sejam investigados pela Polícia Federal, para que não sejam injustamente penalizados por compadrios que expuseram os fundos de pensão, no geral, a uma sangria histórica. Além disso, repudiam a inclusão do contencioso trabalhista, responsabilidade exclusiva da Caixa, nos déficits bilionários.  

A mobilização em todo o País hoje foi articulada pelos próprios participantes aposentados, em aplicativo social da rede, sem participação de qualquer sindicato, representações ou associações.  O protesto dos aposentados da Caixa encontra respaldo nas denúncias feitas na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão no Congresso, nas prisões efetuadas pela Polícia Federal (Operação Greenfield ) e nos indiciamentos de 145 suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção.  

As ações programadas para hoje serão realizadas nas agências de maior movimento da Caixa e outro objetivo dos aposentados é sensibilizar os colegas da ativa para a gravidade da situação.  

Em Belo Horizonte, a manifestação acontecerá na rua Tupinambás, na região central, em frente à agência Tupinambás, às 9h30. Os participantes estarão vestidos com camiseta branca e tarja preta no braço, em sinal de luto por essa sequência absurda de infortúnios após mais de 30 anos de trabalho na Caixa.

Fonte: Diário do Comercio (18/08/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".